
14 DE JULHO DE 2021
Vereador Josef Borges apresentou solicitação dos moradores da área rural de Ártemis a Vanderlei Quartarolo, diretor de Transportes Públicos.
Pedido da população foi levado nesta quarta-feira pelo vereador Josef Borges
O Departamento de Transportes Públicos da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) vai analisar os melhores horários para voltar a atender os moradores do bairro Paredão Vermelho, localizado na zona rural de Ártemis, com o transporte coletivo diário. O pedido da população foi levado nesta quarta-feira (14) pelo vereador Josef Borges (Solidariedade) ao diretor do departamento, Vanderlei Quartarolo, que confirmou a realização dos estudos e a volta da linha 405 para atender os usuários.
De acordo com o parlamentar, desde o início da pandemia, a linha 405 passou a circular apenas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. Representante dos moradores, Agnaldo Ribeiro Silva solicitou apoio de Josef Borges para a volta da frequência diária, porque, segundo ele, "as pessoas estavam sendo penalizadas com a redução do transporte público".
Além do retorno diário da linha, Vanderlei Quartarolo ressaltou que os técnicos irão analisar os melhores horários para atender à necessidade dos moradores do bairro rural. Atualmente, o ônibus circula às 7h20 (com saída do bairro) e às 18h05 (com saída de Ártemis).
A nova proposta prevê uma saída mais cedo, entre 5h40 e 6h, e o retorno mais tarde, às 19h15. "O transporte coletivo é fundamental para todas as atividades que exigem mobilidade. Na área rural ou na área urbana, é um serviço social", explicou.
Para Josef Borges, os novos horários têm por objetivo atender, de maneira mais eficiente, as pessoas que trabalham, estudam e necessitam fazer uso do ônibus.
"A proposta dos novos horários deverá beneficiar os moradores do Paredão Vermelho, principalmente os jovens estudantes que retornarão às aulas presenciais em agosto", destacou.
ÁRTEMIS E LAGO AZUL - Na reunião, o vereador também conversou com o diretor sobre a necessidade de retornar horários das linhas que atendem os usuários de Ártemis e do bairro Lago Azul.
De acordo com Vanderlei Quartarolo, à medida que as atividades econômicas e sociais forem retornando com o controle da pandemia da Covid-19 e os passageiros retomarem o uso do transporte coletivo público, as linhas serão adequadas, com ampliação de horários e veículos, até voltarem a ter o mesmo atendimento antes do início da pandemia. Ele reforçou que ainda não há um prazo para essa mudança.
"Os estudos do atendimento aos usuários e do número de passageiros são contínuos. Aos poucos, com o avanço da vacinação e as reduções das ocupações hospitalares e da contaminação com o novo coronavírus, a população deve voltar à rotina e a tendência é de que o transporte coletivo acompanhe essa movimentação", explicou o diretor.
Vanderlei Quartarolo disse ainda que atualmente circulam na cidade 147 carros e mais 10% de reserva (para substituir ônibus que quebram, por exemplo). Antes da pandemia, esse número era de 199 ônibus rodando e mais 10% de reserva.
Uma das reivindicações é ter mais linhas diretas de Ártemis para o Terminal Central de Integração (TCI). Atualmente esse destino é servido nos horários de pico da manhã e do final de tarde. Nos demais períodos, o ônibus vai do distrito para o Terminal da Vila Sônia (TVS). No Lago Azul, o horário da linha circular entre o bairro e o ponto de conexão em Ártemis era a cada uma hora e, atualmente, está a cada duas horas, fora dos horários de pico.