PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JULHO DE 2020

Requerimento quer dados das políticas públicas sustentáveis na cidade


Propositura é de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi votada na 23ª reunião extraordinária



As políticas públicas sustentáveis adotadas pelo município motivaram a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), a apresentar o requerimento 343/2020, votado na 23ª reunião extraordinária. Ao Executivo, ela pede mais detalhes sobre o PMVA (Programa Município Verde Azul), que classificou Piracicaba como uma das cidades paulistas mais sustentáveis, tendo como foco principal o bairro Noiva da Colina.

A vereadora aponta, na propositura, que a cidade recebeu esse título com base na adoção de políticas públicas sustentáveis relacionadas aos temas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. O resultado da premiação foi publicado em jornal local.

Coronel Adriana também observa que durante os meses de fevereiro e março Piracicaba passou por enchentes em vários pontos da cidade, o que ocasionou prejuízos aos moradores e a prefeitura. De acordo com ela, as enchentes tiveram como marco antecessor a falta de coleta de resíduos sólidos em toda a região, o entupimento de bocas de lobo e outros pontos relacionados ao fornecimento de serviços públicos de limpeza.

Segundo a parlamentar, as enchentes são um problema para a população desde o ano de 2017. “Houve diversas palestras nos anos de 2017, 2018 e 2019 a respeito do emprego de métodos sustentáveis em escolas e empresas, porém, não obtivemos um retorno da população piracicabana sobre a repercussão dessas palestras para saber se os métodos foram efetivos e aplicados com êxito”, disse Coronel Adriana.

No texto do requerimento, a vereadora pergunta quais foram às políticas públicas sustentáveis adotadas pelo município de Piracicaba e qual foi à avaliação de Piracicaba nos temas município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. Ela pergunta também quais foram às medidas tomadas para a cidade obter a avaliação nestes pontos e quem foi responsável pela avaliação.

Em relação às palestras e instruções relacionadas às práticas sustentáveis, a parlamentar pede o número de palestras sobre métodos sustentáveis realizadas em 2019 e pergunta qual foi o público alvo das atividades, quantas pessoas participaram e qual foi o resultado obtido.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas