PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE DEZEMBRO DE 2021

Requerimento pede informações sobre trabalho, renda e empreendedorismo


Gilmar Rotta (Cidadania) é o autor do requerimento 1090/2021



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (Cidadania)






Informações sobre trabalho, renda e empreendedorismo no município estão sendo solicitadas pelo vereador Gilmar Rotta (Cidadania), através do requerimento 1090/2021. A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (13).

Gilmar Rotta pede que o Executivo informe qual a variação detectada nos postos de trabalho disponíveis no município em relação ao período pré-pandêmico, quais setores e subsetores de atividade econômica exibem, atualmente, maiores superávits e déficits na reposição de postos de trabalho na comparação com o período pré-pandêmico e também qual a atual taxa de desemprego no município.

“Conversei com o secretário da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), o Guidotti, coloquei a preocupação e discuti a respeito de como vai ficar a cidade após da pandemia”, afirmou o vereador Gilmar Rotta, durante a discussão do requerimento.

O vereador também pede informações sobre a variação sofrida no rendimento médio do trabalhador piracicabano com a pandemia de Covid-19, como variam no município as quantidades de trabalhadores temporários contratados entre novembro e dezembro dos anos de 2019, 2020 e 2021, e quais critérios são utilizados para acompanhar o desemprego nas relações de trabalho não regidas pela CLT e os chamados trabalhadores informais.

“Pensei em um grupo de perguntas para gente saber como ficou durante a pandemia e como o município vai poder encaminhar todas essas problemáticas que estão ocorrendo na pandemia”, destacou o vereador.

O requerimento ainda questiona quais os cursos de qualificação profissional oferecidos hoje pelo município (com vagas abertas), quais estão em curso sem mais vagas disponíveis, e quais já foram oferecidos desde o início da pandemia. Também pede informações sobre os números anuais de aberturas e fechamentos de estabelecimentos entre 2019 e 2021 em relação aos segregados por micro, pequenas empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais e questiona qual balanço pode ser feito da retomada do setor local do turismo desde o início de relaxamento das medidas de restrição de atividades.

“A secretaria já tem muitas informações, continua fazendo novos levantamentos, quantificando as questões, elas mantêm contato com todos os nichos de setores empresariais da cidade para ter sim um diagnóstico de como estava durante a pandemia e como ficou após a pandemia. Com esses questionamentos aqui, eles vão poder quantificar isso melhor e dar um norte para essa Casa de Leis", completou Gilmar Rotta.

A discussão completa do requerimento pode ser assistida na íntegra no canto superior esquerdo da tela.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas