PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2020

Requerimento pede a divulgação de dados epidemiológicos do município


Propositura foi aprovada nesta segunda-feira, durante a 7ª reunião extraordinária de 2020.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Para Nancy Thame, as medidas recomendadas para o enfrentamento da pandemia não são aplicáveis à toda população.



Preocupada com a crise global de saúde pública, com a alta taxa de transmissão do novo coronavírus e os impactos sociais gerados por ele, a vereadora Nancy Thame (PV) solicita do Executivo dados do boletim epidemiológico do Covid-19 no município. De acordo com ela, as evidências geradas por essas pesquisas podem garantir intervenções atuais e futuras das políticas públicas.

Por meio do requerimento 259/2020, aprovado nesta segunda-feira (18), durante a 7ª reunião extraordinária de 2020, a parlamentar chama atenção para o fato de que a doença, ocasionada pelo Covid-19, vem desestruturando o sistema de saúde dos países acometidos pela pandemia. Além disso, as medidas recomendadas para o enfrentamento da pandemia não são aplicáveis de maneira igualitária para toda população.

“A Organização Mundial de Saúde recomenda, por exemplo, o distanciamento físico entre as pessoas para conter a propagação do vírus. Sabe-se, no entanto, que essa realidade não pode ser aplicada para toda a população.  Em diversas regiões do território muitas pessoas compartilham poucos metros quadrados e precisam sair para garantir a subsistência dela e da família”, ponderou Nancy.

Para garantir que as politicas públicas atinjam essas pessoas, a vereadora sugere que os dados do boletim epidemiológico sejam mais precisos, organizados e, principalmente, divulgados. “É necessário e urgente que se faça uma pesquisa multidisciplinar e cientifica que identifique e documente como os mais vulneráveis estão administrando e enfrentando a crise. Dessa forma, poderemos proporcionar politicas que reduzam os meios de transmissão, com menor comprometimento das condições sociais, econômicas e físicas dos pobres urbanos”, salientou.

A pesquisa, segundo ela, tem como objetivo, ainda, fornecer subsídios e dados para o enfrentamento e implementação segura de medidas de controle de infecção no combate ao Covid-19 pelo mapeamento dos casos reportados. “O município de Piracicaba é um importante centro e exerce influência regional. O mapeamento será uma ferramenta útil neste momento de pandemia, pois visa colaborar na reflexão do momento sob o ponto de vista dos estudos populacionais e orientar ações práticas”, reforçou.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Legislativo Coronavírus Nancy Thame

Notícias relacionadas