13 de fevereiro de 2026

Requerimento aborda estrutura do córrego Itapeva sob a avenida Armando de Salles

Questionamento ao Executivo é feito pelo vereador Felipe Gema

Por meio do requerimento 89/2026, aprovado nesta quinta-feira (12), na 4ª Reunião Ordinária do ano, o vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, solicita à Prefeitura que seja feita uma avaliação técnica na estrutura da canalização do córrego Itapeva, localizado sob a avenida Armando de Salles Oliveira, para verificar se ela apresenta riscos.

"O córrego Itapeva teve sua estrutura construída por volta da década de 1950, período em que os critérios técnicos, os materiais e as cargas estruturais eram distintos dos padrões atualmente exigidos. E, posteriormente, a avenida Armando de Salles Oliveira foi implantada sobre o córrego, recebendo tráfego intenso e contínuo de veículos, inclusive de grande porte", contextualiza o vereador.

Felipe Gema reproduz relatos de moradores e usuários da via quanto a possíveis sinais de desgaste da estrutura, infiltrações, erosões e riscos decorrentes da ação do tempo, das chuvas e da sobrecarga estrutural. Ele também lembra o recente desabamento que ocorreu na estrutura, próximo ao Clube de Campo de Piracicaba.

O autor do requerimento pergunta ao Executivo quando foi feita a última avaliação técnica da estrutura do córrego Itapeva, especialmente no trecho localizado sob a avenida Armando de Salles Oliveira, qual foi o órgão ou a equipe técnica responsável por essa avaliação, qual foi a metodologia empregada e se existe laudo técnico atualizado que ateste as condições estruturais do córrego.

"A avaliação realizada apontou riscos de desabamento, comprometimento estrutural ou necessidade de intervenção? Se sim, quais trechos são considerados mais críticos?", indaga Felipe Gema, questionando, ainda, se município possui plano de manutenção preventiva ou reforço estrutural para esse trecho do córrego sob a avenida.

"Há previsão de obras, estudos ou projetos para requalificação, reforço ou substituição da estrutura existente, considerando sua antiguidade e a carga viária atual? Quais medidas de monitoramento e prevenção vêm sendo adotadas, especialmente em períodos de chuvas intensas, para garantir a segurança da população e dos usuários da via?", completa o parlamentar.

Antes de ser aprovado, o requerimento 89/2026 foi discutido durante a reunião ordinária por Felipe Gema, pela vereadora Silvia Morales (PV) e pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara