
04 DE SETEMBRO DE 2007
Setsuko Katayama Kjaer, representante do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo - UDEMO ocupou a Tribuna Popular na reu (...)
Setsuko Katayama Kjaer, representante do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo - UDEMO ocupou a Tribuna Popular na reunião ordinária de ontem (3) para destacar as principais reivindicações da entidade frente ao movimento dos professores da rede estadual de ensino.
Reivindicações Básicas da UDEMO
1. Melhor uso, pelo governo, das verbas da educação, priorizando-se o objetivo final, que é o aluno. Hoje, proporcionalmente, gasta-se mais com a administração do sistema do que com o sistema em si. O que chega na escola é pouco ou insuficiente;
2. Política de valorização salarial dos especialistas de educação, ativos e aposentados: reajustes salariais anuais, correções das distorções da carreira (LC 836/97 e 958/2004), reposição de perdas, elevação do piso e compensação pela jornada de hora-relógio;
3. Incorporação das gratificações e do bônus, com extensão a todos os aposentados;
4. Aumento da remuneração dos vice-diretores e dos professores coordenadores pedagógicos;
5. Pagamento, em pecúnia, de parte da licença-prêmio, como ocorre com os policiais militares;
6. Criação de uma política de saúde para os servidores públicos, incluindo a reforma e a readequação do IAMSPE;
7. Desburocratização e racionalização do trabalho nas escolas, priorizando-se o projeto pedagógico;
8. Trabalho integrado entre os diversos órgãos/setores da SE e as escolas;
9. Reestruturação, racionalização, valorização e acompanhamento dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento;
10. Fim das escolas de três períodos diurnos;
11. Avaliação e rediscussão da progressão continuada e do sistema de ciclos;
12. Política de combate ao excesso de faltas na rede, por parte dos profissionais;
13. Elaboração de uma Consolidação das Leis da Educação;
14. Discussão com as entidades da educação, quando da elaboração de novas normas legais (leis, decretos, resoluções, instruções, etc);
15. Agilização dos processos de interesse dos profissionais da educação;
16. Respeito à hierarquia e autonomia da direção da Escola;
17. Uniforme escolar: o uso, obrigatório ou não, deve ser decidido pela comunidade, através de suas instâncias representativas: Conselho, APM e Assembléia Geral de Pais e Mestres;
18. Revisão e preenchimento do módulo escolar;
19. Proibição de afastamento do pessoal das escolas para outros órgãos ou secretarias;
20. Fim da contratação de pessoal de apoio através de cooperativas;
21. Realização, urgente, de concursos públicos para o pessoal de apoio, principalmente o Secretário de Escola;
22. Transformação das escolas em Unidades Orçamentárias (UO) para que elas tenham orçamento próprio e possam gerir todos os seus recursos. Atualmente, elas são apenas Unidades de Despesas (UD).
23. Mais verbas para as escolas, mais rapidamente, e com menos burocracia para aplicá-las;
24. Verba para que as escolas possam contratar, individualmente ou em grupo, um contador;
25. Bibliotecas em todas as escolas, com profissionais qualificados para geri-las;
26. Sala de informática em todas as escolas, com profissionais qualificados para administrá-las;
27. Agilização dos procedimentos para as reformas dos prédios escolares, reparos e aquisição de novos materiais;
28. Garantia de segurança nas escolas, inclusive com zeladoria em todas as unidades.
MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTO: FABRICE DESMONTS MTB 22.946