PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE OUTUBRO DE 2021

Região Metropolitana de Piracicaba debate desenvolvimento rural


Encontro dos secretários de agricultura contou com a participação do presidente da Câmara e do parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania)



EM PIRACICABA (SP)  

foto: Justino Lucente

foto: Justino Lucente

foto: Justino Lucente

foto: Justino Lucente

foto: Justino Lucente

foto: Justino Lucente
Salvar imagem em alta resolução

foto: Justino Lucente



O presidente da Câmara Municipal e do parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), Gilmar Rotta (Cidadania), participou, na manhã desta sexta-feira (15), do I Encontro das secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento foi realizado no teatro Erotides de Campos, com o objetivo de fortalecer a interlocução entre os municípios e para fomentar a agricultura local, em especial a agricultura sustentável.

Gilmar Rotta destacou que a RMP representa mais de um milhão e meio de pessoas, com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 77 bilhões. "Neste contexto, 66% da agricultura é de cana-de-açúcar. É um debate que tem que ser feito", afirmou. Segundo ele, o seu trabalho foca principalmente para trazer para Piracicaba a liderança no baixo carbono, que visa mudanças tecnológicas e comportamentais para o desenvolvimento sustentável.

"Deixamos de ficar isolados em nossa cidade e pensamos globalmente. Começamos com 24 municípios e já temos parceria com a Região Metropolitana de Campinas. As portas se abrem dentro do Governo do Estado, Federal e esse é o caminho certo para mostrarmos força, para termos desenvolvimento sustentável para a nossa região", acrescentou.

A secretária municipal de Agricultura, Nancy Thame, afirmou que não dá pra falar em desenvolvimento sem falar em desenvolvimento rural. "Temos uma grande desafio, temos que pensar na segurança alimentar e nutricional. Pode ser que os números tenham mudado, mas do que vai para a nossa mesa, só 9% é produzido aqui e temos 82% de área agrícola. Mais de 1.600 propriedades agrícolas. Precisamos gerar mais no município, com políticas para isso", afirmou. Ela acrescentou que temos que trazer a pujança da força agrícola da nossa região.

PALESTRAS - O evento foi promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), sob o comando de Nancy Thame, em parceria com a Cati/CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento). Os temas das palestras foram Município Agro, Programa Rotas Rurais e Contas Públicas.

 

 

 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Parlamento Regional Gilmar Rotta

Notícias relacionadas