28 de fevereiro de 2020
Redução do ICMS é tema de moção de apelo aprovada pela Câmara
Propositura foi encaminhada ao governador João Dória
O vereador Paulo Campos (PSD) fez um apelo ao governador João Dória (PSDB) para que o valor do ICMS seja reduzido. A moção de apelo 24/2020 foi aprovada nesta quinta-feira (27), durante a 7ª reunião ordinária de 2020.
A cobrança do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.
De acordo com Paulo Campos, a taxa de ICMS cobrada no preço final dos combustíveis é definida pelos governos estaduais e varia de estado para estado. Para ele, a taxa cuja cobrança varia de 25% a 34%, é um dos “principais componentes do preço total que o consumidor paga por litro de combustível”, e o fato do ICMS ser cobrado na bomba, faz com que a arrecadação por litro fique “maior ou menor conforme os preços da gasolina ou do diesel sobem ou descem”.
No apelo, o vereador cita o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro que afirmou que a cobrança do ICMS deve ser feita no valor do combustível vendido na refinaria.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
20 de fevereiro de 2025
13 de dezembro de 2024
13 de dezembro de 2024
13 de dezembro de 2024