PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE SETEMBRO DE 2021

Propostas para atração de investimentos à RMP são levadas ao Estado


Presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, Gilmar Rotta entregou pauta de demandas da região ao subsecretário estadual de Relacionamento com Municípios.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Em reunião nesta terça-feira (28), o chefe do Legislativo municipal e presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania), entregou documento que apresenta as principais demandas da região a Fernando Fernandes Filho, subsecretário de Relacionamento com Municípios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. A compilação leva em conta aspectos populacionais e econômicos da Região Metropolitana de Piracicaba e solicita apoio do governo paulista na execução de planos em diversas áreas.

O documento, elaborado pelo PMP e assinado por Gilmar Rotta, sugere que sejam avaliados: o impacto que novos pedágios geram para a integração metropolitana; a implementação do transporte metropolitano subsidiado "como forma de acelerar conexões" entre as cidades; o apoio a iniciativas de gestão de resíduos sólidos, com o licenciamento de "aterros metropolitanos"; e a inclusão do PMP "como representante dos Poderes Legislativos locais no processo de tomada das decisões que reflitam direta e indiretamente na Região Metropolitana".

Outro aspecto abordado no documento é a necessidade de diversificação agrícola, já que na região predomina a produção de cana-de-açúcar. "Trata-se de commodity agrícola, cujas cotações são majoritariamente definidas no exterior, com base em fatores altamente voláteis, como produção mundial de açúcar, consumo de biocombustíveis e paridade cambial", cita o material entregue a Fernando Fernandes Filho.

Como proposta, o Parlamento Metropolitano de Piracicaba sugere estabelecer convênios técnicos para a oferta de capacitação —tanto de manejo no campo quanto de conhecimento de mercados— que propicie ao produtor analisar outras vocações agrícolas de sua propriedade. "Tal diversificação pode também beneficiar o preço da cana fornecida no concorrido mercado sucroenergético aos produtores que se mantiverem na cultura", completa o texto.

Ainda em relação à economia, o compilado cita o interesse da região em sediar "um eventual, e muito bem-vindo, Programa Paulista de Fomento a Economia de Baixo de Carbono, que beneficiaria o Estado todo" e serviria para reverter a queda, verificada entre 2013 e 2020, da participação da RMP no total dos investimentos produtivos privados em território paulista.

Contam a favor da região a elevada disponibilidade de terras "necessárias para empreendimentos que busquem acessar economia de baixo carbono a partir de inovações agrícolas"; a proximidade com grandes centros; a oferta de recursos hídricos para o fomento de projetos, graças às bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Mogi Guaçu; a existência de universidades, parques tecnológicos e hubs de inovação; e a referência da região em biotecnologia, "área essencial ao desenvolvimento da economia de baixo carbono".

"Defendemos que tamanhas vantagens competitivas, aderentes às necessidades do novo vetor de desenvolvimento econômico, podem ser potencializadas ao povo paulista pela criação de linhas de crédito específicas para investimentos na Região Metropolitana de Piracicaba, modelo que poderá ter como bases as aptidões econômicas e produtivas de cada um dos blocos de munícipios que a compõem", reforça o documento entregue por Gilmar Rotta.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Parlamento Regional Gilmar Rotta

Notícias relacionadas