
01 DE FEVEREIRO DE 2024
Atendimento acontecerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro, e é fruto de articulação do presidente Wagner de Oliveira junto ao Siemaco, sindicato que representa a categoria
Reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, na Sala da Presidência da Câmara
Os trabalhadores terceirizados da Câmara Municipal de Piracicaba terão a oportunidade de receber atendimento odontológico gratuito do dia 5 ao dia 9 de fevereiro, no próprio local de trabalho. O serviço será ofertado pelo Siemaco Piracicaba e Região (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região), em parceria com o Legislativo municipal. O anúncio foi feito por representantes da entidade na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, na sala da Presidência da Câmara.
Os atendimentos - voltados à categoria independente de o trabalhador ser filiado ou não ao Siemaco, bem como a dependentes acima de 14 anos de idade - serão realizados por uma dentista no chamado “odontomóvel”, uma van especialmente preparada e equipada para prestar os primeiros cuidados odontológicos, que ficará no estacionamento do Legislativo.
“Nós já tivemos uma parceria na campanha Respeite Todo Mundo (voltada ao combate e prevenção ao assédio moral, sexual, à discriminação e ao preconceito), do Sindicato, e a Câmara não ficou de fora. O Sindicato oferta vários atendimentos aos trabalhadores da classe, e eu fiquei sabendo que eles têm um trailer odontológico, que já prestou serviços em vários locais em Piracicaba e em cidades da região. Entrei em contato com eles para ver a possibilidade de eles atenderem os servidores que trabalham aqui na Casa, e a ideia foi aceita”, explicou o Presidente da Câmara, Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão.
Para Renata Aguiar Souza, Presidente do Siemaco Piracicaba e Região, o atendimento prestado no local de trabalho é um diferencial que representa uma conquista para a categoria: “a pessoa não precisa sair daqui, pegar ônibus e ir para algum lugar. A parceria, para nós, representa um avanço, já que nem todos os locais e empresas dão essa abertura. É um avanço para a categoria também ter esse atendimento no próprio ambiente de trabalho, com toda a qualidade que teria em uma clínica odontológica”.
Para organizar as consultas, os coordenadores das equipes encaminharão previamente os nomes dos trabalhadores terceirizados interessados. Há a possibilidade, de acordo com a demanda, de que outros trabalhadores da categoria, de estabelecimentos próximos, possam igualmente ser atendidos.
De acordo Renata, após a avaliação - e havendo a necessidade de procedimentos mais complexos- , os trabalhadores podem ser encaminhados para tratamentos na sede do próprio sindicato.
“O odontomóvel é completo, preparado para diversos procedimentos, e em muitos casos o problema já é resolvido no próprio local”, comentou Maria Emília Caparroz, assistente social do Siemaco Piracicaba e Região.
“Fico muito grato com essa vinda do “odontomóvel”, já que eles atendem diversas cidades no estado de São Paulo, que igualmente solicitam e demandam esses serviços”, concluiu Wagnão.