PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JULHO DE 2020

Pós-pandemia exigirá investimento em infraestrutura, diz Conespi


Presidente do conselho, Wagner da Silveira, o Jucão, participou da live desta segunda-feira (27) do programa Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Wagner da Silveira, o Jucão, presidente do Conespi







Os desafios enfrentados pelo trabalhador no período da pandemia foram relatados pelo presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Wagner da Silveira, o Jucão, na live desta segunda-feira (27) do programa Parlamento Aberto. Na ocasião, ele destacou medidas que geraram impactos, entre elas, a do teto de gastos, que determina o limite de investimentos públicos.

Para Jucão, é necessário investimento em infraestrutura urbana para garantir condições à retomada da economia no período pós-pandemia. “Para que o País saia logo dessa situação, o governo precisa investir para gerar emprego e para que o trabalhador possa consumir e girar as engrenagens”, disse o presidente do Conespi.

Ele citou as  medidas provisórias 927 e 936, que estabelecem ações que podem ser tomadas pelo empregador em situação de emergência de saúde pública e criticou as mudanças impostas pelas medidas.

Outro ponto levantado durante a live foi o da inserção da tecnologia na vida do trabalhador. Jucão criticou a falta de suporte ao trabalhador no acesso a direitos trabalhistas como o FGTS e o seguro-desemprego que, agora, são disponibilizados pelo governo federal por meio de aplicativos. “Tem gente que tem facilidade em usar aplicativos, mas muitos trabalhadores não têm”, comentou. 

O presidente do Conespi também destacou o trabalho da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) no oferecimento de cursos de preparação para o período pós-pandemia, no qual haverá um cenário de desafios para o trabalhador, não só pela situação da economia, mas também pela ocupação de vagas de emprego por máquinas, processo que já estava em curso anteriormente. “A automatização está caminhando e o trabalhador não pode ficar esperando; tem que buscar, aperfeiçoar, achar alternativas”, disse.

Jucão comentou sobre o movimento de moto-entregadores de aplicativos de delivery de comida e defendeu as ações da iniciativa, que busca o aumento das garantias trabalhistas dos moto-entregadores e melhoria nas condições de trabalho. “Muitas vezes a pessoa se sujeita a fazer uma entrega no Sol, na chuva, com a moto em situação precária, para conseguir comer”, disse. “O empregador precisa começar a olhar o trabalhador não como objeto, mas como parte de sua empresa”, completou.

Na live, também foi abordada a situação de ex-trabalhadores da empresa Via-Ágil, antiga responsável pelo transporte público no município, que buscam o recebimento da verba-rescisória do tempo de trabalho na empresa. A questão foi discutida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (MDB), em reunião com comissão de motoristas. Na oportunidade, o parlamentar reiterou compromisso com a aprovação de projeto de reconhecimento da dívida da Prefeitura com a empresa Via-Ágil.

Jucão relatou que o presidente do Sindicato dos Motoristas, João Soares, está à frente da situação, com o apoio do Conespi. De acordo com ele, o conselho está em contato semanal com os trabalhadores e atua na discussão de ações para o recebimento dos salários dos ex-funcionários da empresa. Neste ponto, Jucão também destacou crítica levantada por Soares em relação à aglomeração nos ônibus e disse que a Prefeitura deve pensar em formas de solucionar esta situação.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web. 

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas