PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE OUTUBRO DE 2021

Política, religião e futebol não se discute? Curso on-line aborda tema


Ciclo de rodas de conversa, promovido pela Escola do Legislativo de Piracicaba. discute temas como corrupção, vida digna, gênero e cristianismo em novembro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Escola do Legislativo realiza as rodas de conversa em novembro



As inscrições para o ciclo de rodas de conversa on-line “Política, religião e futebol se discute sim!” estão abertas. As atividades são promovidas pela Escola do Legislativo “Antonio Carlos Daneon – Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba. Os encontros, que discutirão temas sobre corrupção, vida digna, gênero e cristianismo, acontecerão durante o mês de novembro, nos dias 4, 18, 22 e 30, sempre das 14h às 17h.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo, na aba cursos. Cada atividade apresenta um formulário de inscrição diferente. Os encontros acontecerão via Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Escola no YouTube. Os inscritos receberão o link de acesso às salas de reunião pelo e-mail ou WhatsApp.

PROGRAMAÇÃO - A primeira roda de conversa, no dia 4, visa questionar a afirmação “o problema no Brasil é a corrupção” e abordará o que é corrupção; quem é suscetível a ela; se está relacionada ao caráter das pessoas ou com as estruturas e incentivos; como é possível combatê-la e se ela explica todos os males do país.

Contribuirá com a discussão sobre corrupção o professor de filosofia Adelino Francisco de Oliveira, do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). O escritor, roteirista, videomaker e professor Rafael Gonzaga e o doutor em Ciência Política pela USP Tiago Lazier também participarão da conversa. O vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola do Legislativo, mediará a atividade.

A roda de conversa sobre a “Ameaça da ideologia de gênero” acontecerá no dia 18 e questionará se existe uma ideologia de gênero, o que é gênero, se é diferente de sexo, se identidade de gênero é diferente de orientação sexual e se é importante falar de gênero. A facilitadora do diálogo é a professora Célia Regina Rossi e o mediador é o professor Josué Adam Lazier.

O terceiro encontro, no dia 22, discutirá sobre a vida digna, com o questionamento “Deus ajuda quem sempre madruga?”. O encontro abordará o que é vida digna; o que falta para obtê-la; se é necessário construí-la coletivamente; e qual contribuição cabe à comunidade e ao governo. Os facilitadores desta conversa são Rafael Gonzaga, Tiago Lazier e a professora Célia Regina Rossi, coordenadora da rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio – Brasil. O professor Josué Adam Lazier, membro do Conselho da Escola, mediará a conversa.

O último dia da roda de conversa, em 30 de novembro, tem o tema “Na rua, na chuva e na favela: caminhos de Jesus em 2022”. A atividade visa discutir quais caminhos Jesus percorreria hoje; como ser cristão no Brasil atualmente – no cotidiano, nas atitudes e na política; e questionar se quem não tem religião deve ser criticado. Os facilitadores deste encontro são o professor Adelino de Oliveira e Ely Eser Barreto César. O mediador da conversa é o professor Josué Adam Lazier.

FORMULÁRIOS - Para se inscrever na roda de conversa "O problema do Brasil é a corrupção?", clique aqui. Para a “Vida digna: Deus ajuda quem cedo madruga?", clique aqui. Para a “A ameaça da ideologia de gênero”, clique aqui. Para a "Na rua, na chuva e na favela: os caminhos de Jesus em 2022", clique aqui.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas