04 de setembro de 2025
Policiais penais de Piracicaba são homenageados em solenidade
Solenidade celebra Dia do Policial Penal e reconhece profissionais
Policiais penais que atuam em três unidades prisionais de Piracicaba foram homenageados na noite desta quarta-feira (3), na reunião solene em comemoração ao Dia do Policial Penal. A homenagem é de iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), em conformidade com os Decretos Legislativos 42/2014, 38/2018 e 16/2025.
O vereador destacou que “segurança pública” não deixa de ser citada em qualquer pesquisa que saia na cidade e isso demonstra o quanto ela se faz necessária. “Em 2015, realizamos a primeira solenidade em homenagem aos agentes penitenciários e hoje é a primeira na qualidade de policial penal”, disse o vereador que lembrou que, no ano passado, a Câmara de Piracicaba encaminhou uma moção de apelo ao governador para que o projeto que regulamenta a Polícia Penal no estado de São Paulo entrasse em votação.
“Parabéns, senhores e senhoras, por essa homenagem desta Casa de Leis, pelo Dia do Policial Penal e por esta reunião solene, que é a nossa décima, e que ela demore eternamente”, disse.
O coordenador de Execução Penal da Região Central, Dr. Luiz Fernando Boteon, foi um dos integrantes da mesa de honra. Ele destacou que os três estabelecimentos penais de Piracicaba abrigam aproximadamente 2.700 pessoas privadas de liberdade e todos atuam dentro dos padrões e dos protocolos de segurança e disciplina, garantindo às pessoas recolhidas tudo e qualquer assistência legalmente devida, em observância ao preconizado na Lei de Execução Penal.
“Eu costumo dizer que o papel da Secretaria da Administração Penitenciária e, agora, da Polícia Penal, vai muito além de apenas prover a custódia da pessoa privada de liberdade, e sim proporcionar condições dignas e adequadas para a execução das medidas impostas, primando pelo processo de ressocialização dessas pessoas (...). Isso é uma missão que não é para qualquer um. A gente sabe dos desafios diários que enfrentamos e tudo é possível graças à atuação dos nossos valorosos policiais penais. Vocês, que estão lá na ponta da linha, fazem a diferença”, declarou.
Receberam a homenagem policiais penais da Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Jock Stoduto de Piracicaba”, cujo diretor é Dr. Wellington Felipe Choba da Silva; do Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan”, cujo diretor é Dr. Maurício Arantes Romero Gonçalves; e do Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”, dirigido pela Dra. Renata Dantas de Freitas.
São eles: Oseias Lourenço, Tadeu Antonio Oliveira de Carvalho, Diogo Pinheiro Cortes Paula da Silva e Ivonete Cristina Prado Santana, da Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Jock Stoduto de Piracicaba”.
Os policiais penais Rafael do Nascimento Valerio, Alessandro Luis Polizelli, Cristiano Messias de Souza e Luiz Antonio dos Reis Junior, do Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan”. E do Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”: Simone Urias Moreira Oliveira e Valéria Cristine da Silva Lima.
O policial penal Rafael do Nascimento Valério falou em nome de todos os homenageados. “Ser policial penal é escolher todos os dias servir à sociedade, em uma das frentes mais desafiadoras da segurança pública. É assumir diariamente a responsabilidade de manter a ordem e a disciplina em um ambiente onde a tensão é constante e o risco é real”, declarou.
Rafael Valério também ressaltou que a profissão exige mais do que preparo físico e técnico, exige equilíbrio emocional, discernimento e humanidade. “Embora sejam guardiões da lei, também são a ponte entre o erro e a possibilidade de recomeço. Esse é, de fato, o verdadeiro significado da honra: servir com firmeza, sem jamais perder a empatia”, afirmou.
Na solenidade, foi entregue o voto de congratulações 702/2025 à Penitenciária de Piracicaba “pela parceria com as empresas Duplas, Elringklinger e Piracapas, gerando empregos aos reeducandos presos”.
As congratulações foram recebidas pelo chefe de departamento da penitenciaria, Dr. Carlos Eduardo Custódio, com a presença dos representantes das empresas. “Quero dizer da importância desses empresários de Piracicaba e pelo trabalho que é desenvolvido, visando o trabalho, visando a reintegração à sociedade dos apenados. Isso é muito importante. Então, a Câmara também reconheceu, através do voto de congratulações, esse trabalho”, elogiou o vereador Trevisan Jr.
A mesa de honra foi composta pelo proponente da solenidade e presidente dos trabalhos, o vereador Trevisan Jr.; pelo Coordenador de Execução Penal da Região Central, Dr. Luiz Fernando Boteon; pelo Chefe de Departamento da Penitenciária Masculina "ASP Luís Ricardo Stoduto", Dr. Carlos Eduardo Custódio; pelo Chefe de Departamento do Centro de Detenção Provisória "Dr. Nelson Furlan", Dr. Maurício Arantes Romero Gonçalves; pela Chefe de Divisão do Estabelecimento Penal de Ressocialização Feminino "Carlos Sines de Souza Cantarelli", Dra. Renata Dantas de Freitas; representando a UNIMED Piracicaba e também a FUNSEG, Sr. Sérgio Fortuoso; e por Edmar Ferreira da Silva, Juliano Marcelino e Rodrigo Antonicelli, representantes das empresas Duplas, Elringklinger e Piracapas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de setembro de 2025
02 de setembro de 2025
29 de agosto de 2025
29 de agosto de 2025