
24 DE ABRIL DE 2023
Requerimento 300/2023, da vereadora Ana Pavão (PL), foi aprovado durante a 21ª Reunião Ordinária, na quinta-feira (20)
Vereadora Ana Pavão (PL) é autora do requerimento 300/2023
A Polícia Federal receberá voto de congratulações pela realização da operação Match Point, que atua na desarticulação de organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas. A homenagem foi apresentada pela vereadora Ana Pavão (PL), no requerimento 300/2023, aprovado na quinta-feira (20) durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.
Cerca de 250 policiais federais cumpriram 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva em cidades de dez estados brasileiros. Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens – imóveis e diversos veículos e embarcações. Durante a operação, aconteceu a prisão de um indivíduo, dois veículos e de R$ 1.403.228,00 em espécie, além de aparelho para contar cédulas de dinheiro.
Dentre os líderes da organização criminosa há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela PF e pela Polícia da Islândia. Para a realização da operação “Match Point”, a corporação efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Entre os crimes apurados até o momento, estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico.
Em São Paulo, foram emitidos 11 mandados de prisão preventiva, envolvendo atuação nas cidades de Campinas, Limeira, São Paulo, Hortolândia, Piracicaba, Sumaré e São Pedro. Outros oito estados estão relacionados com mandados de busca e apreensão: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte.