PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE JUNHO DE 2022

Plantio de 100 mudas de árvores nativas marca atividades em Artemis


Ação promovida pelo vereador Josef Borges e UNI-Artemis integra a Simapira 2022 e contará com a participação de mais de 100 estudantes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Josef Borges comandará as ações do plantio de árvores nesta quarta-feira em Artemis

Vereador Josef Borges comandará as ações do plantio de árvores nesta quarta-feira em Artemis
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Lagoa do Jardim Itaiçaba

Lagoa do Jardim Itaiçaba
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Palhaço "Sossego" fará uma apresentação durante o plantio

Palhaço "Sossego" fará uma apresentação durante o plantio
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Vereador Josef Borges comandará as ações do plantio de árvores nesta quarta-feira em Artemis



 Serão plantadas nesta quarta-feira, 15 de junho, às 9h, cerca de 100 mudas de árvores nativas nas margens da Lagoa do Itaiçaba, em Artemis. A ação faz parte da programação da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba - 2022) e é realizada pelo vereador Josef Borges (Solidariedade) em conjunto com a UNI-Artemis (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis) e tem o apoio do Viveiro de Mudas da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Rotary Clube de Piracicaba – Engenho.

Participarão do plantio aproximadamente 130 estudantes do distrito de Artemis, das escolas municipais Deolinda Elias Cenedese e da Professor Décio Miglioranza e da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, que apresentarão uma encenação referente à Preservação das Árvores.

O palhaço Sossego, conhecido por levar alegria quando é necessário discutir temas que falam de causas sociais e ambientais, também fará uma interação especial com as crianças durante o evento e participará do plantio.

O plantio dessas mudas vai reflorestar uma parte da lagoa que já foi limpa pelos moradores. Eles retiram com as próprias mãos as plantas aquáticas e a vegetação que encobria a lâmina d’água. O trabalho teve início em 2018 e conta com apoio da Prefeitura no transporte e destino adequado à vegetação.

No ano passado, foram plantadas 21 árvores nativas e agora, com mais essas 100 mudas, um trecho de aproximadamente 300 metros será reflorestado.

RESGATE DO HABITAT - Com o retorno da água na lagoa, aves e outros animais já retornaram a esse habitat. Moradores também têm pescado no local e até mesmo usam para prática de caiaque.

“Ao participarem ativamente das ações de recuperação e reflorestamento da lagoa, as crianças e suas famílias aprendem sobre meio ambiente, recursos hídricos a fauna silvestre e aquática e a flora, principalmente as árvores nativas da nossa região e a importância de manter a vigilância e adotar novas atitudes para evitar a degradação ambiental”, afirmou o vereador Josef Borges.

A Simapira 2022 teve início no dia 2 de junho e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho. Durante todo o mês acontecem atividades alusivas à data. Diversos eventos vão acontecer até o dia 30 de junho. A Simapira é coordenada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal e Prefeitura de Piracicaba, instituições públicas e da sociedade civil.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Meio Ambiente Josef Borges

Notícias relacionadas