PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

14 DE DEZEMBRO DE 2009

Pista de skate da área do trabalhador poderá ser adaptada para esportes radicais


A construção da nova pista de skate, na Área de Lazer do Trabalhador “Antonio Geraldin”, poderá ser adaptada para receber esportes radicais, incluindo modalidades c (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


A construção da nova pista de skate, na Área de Lazer do Trabalhador “Antonio Geraldin”, poderá ser adaptada para receber esportes radicais, incluindo modalidades com bicicletas, seguindo tendência mundial para este tipo de complexo esportivo. O assunto foi discutido na manhã de hoje (14), às 11h00, no Centro Cívico, quando o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello recebeu em seu gabinete, no oitavo andar da Prefeitura, a visita dos ciclistas: Fábio Torrezan Corrêa e André Luiz Lima, praticantes de *BMX, nas modalidades, Street e Flatland, consecutivamente. O vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS) foi o intermediador da reivindicação dos esportistas.


Na oportunidade, o secretário Pedro de Mello acolheu a reivindicação dos esportistas, na reavaliação de estudos para ampliar a ocupação das dependências da pista de skate da Àrea do Trabalhador, bem como se comprometeu em reavaliar as condições de funcionamento de outra pista de skate, nas proximidades do Ginásio Esportivo da Paulicéia.


Andar de bicicleta é uma tarefa que nove entre 10 pessoas praticam normalmente. Existem competições em pista, de velocidade, em terreno com barro, entre outros. Mas existe uma vertente da bike, que é o bike free style, onde os atletas realizam manobras quase impossíveis em cima da bicicleta, ou camelo, ou magrela, como o acessório é carinhosamente chamado pelos praticantes.

 

Manobras realizadas pelos bikers:


One Hander - Manobra em que o ciclista fica com apenas uma das mãos no guidão.


One Footer - Nessa manobra, o biker fica com um pé só no pedal.


Suicídio - O atleta pressiona o selim com os dois joelhos, colocando as duas mãos para trás.


Flair - Conhecido como salto mortal, o flair é extremamente perigoso. Nele, o biker dá um salto mortal, com apenas um detalhe: é necessário segurar a bike.


360º - O atleta salta e dá um giro completo no ar.


X Up - Girando o guidão, o ciclista faz um "x" com os dois antebraços.


No footer - O biker tira os dois pés dos pedais e estica as pernas, levando a galera à loucura.

 

Skate


O surgimento do skate aconteceu no início da década de 60, na Califórnia, Estados Unidos. Na época, o surf era mania entre os jovens, que inventaram uma brincadeira nos dias em que o mar estava ruim. Eles juntaram as rodinhas de um patins, com um shape e começaram a andar. Mal sabiam que estavam inventando um esporte que iria crescer e muito até os dias de hoje. Apesar de precária (no começo era uma tábua e quatro rodinhas), a invenção virou mania entre os jovens, que logo começaram a mandar suas manobras. Mais ou menos na metade da década, os primeiros skates foram fabricados e os primeiros campeonatos foram criados. A partir daí, o esporte começou a crescer e se desenvolver, principalmente por causa das inovações, como as pistas de half pipe. Nos anos 90, o skate se consolidou, e surgiu aquele que pode ser considerado o maior skatista de todos os tempos: Tony Hawk. O Brasil não ficou para trás e atletas como Bob Burnquist e Sandro "Mineirinho" Dias fazem um grande sucesso.

 

*BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 polegadas de diâmetro.

 

Texto e pesquisa: Martim Vieira Mtb 21.939


Fotos: Haraldo Faria



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Walter Ferreira

Notícias relacionadas