PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE FEVEREIRO DE 2018

Pedro Kawai defende Semana Municipal do Brincar


O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai defende Semana Municipal do Brincar



Reservar manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclo de debates, sempre com o tema brincar, realizado através de uma série de articulações, proporcionando um importante instrumento de expressão e desenvolvimento da criança, resgatando o lado cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas, com a convivência que o encontro entre pessoas de diferentes gerações possibilitam. Com este objetivo, o primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na reunião ordinária de quinta-feira (15) apresentou o projeto de lei 49/2018, em tramitação nas comissões internas da Casa de Leis, que defende a instituição da “Semana Municipal do Brincar” no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser comemorado, anualmente, na última semana do mês de maio.

A Semana tem como objetivo desenvolver ações gratuitas, intra e inter setoriais, com instâncias do governo e da sociedade civil, promovendo atividades sobre o tema para crianças de até 12 anos, de todas as classes sociais, que participem direta ou indiretamente dessas ações ou adultos que acompanhem as crianças.

A organização e desenvolvimento dos eventos da Semana ficarão sob responsabilidade de um comitê formado por 1(um) representante da Secretaria Municipal de Educação, 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, 1 representante da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo e entidades afins convidadas pelo comitê.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o vereador Pedro Kawai destaca que o foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. "Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, investem em jogos eletrônicos ou vídeos, ao invés de passar mais tempo ao lado deles", disse.

O parlamentar também observa que tempo de qualidade é o momento em que o adulto convive com as crianças, transmitindo amorosidade e atenção, causando assim a presença atenta à intermediação, quando necessária ou solicitada.

Segundo Kawai, a propositura vem para fomentar uma mobilização promovida pelo Poder Público e a Sociedade Civil com intuito de fortalecer as famílias, o estreitamento dos laços entre pais e filhos, bom relacionamento entre adultos e crianças, além da melhora da qualidade de vida, gerando saúde e bem estar.

Kawai também reforça que além do aprendizado através da transmissão de saber e de educação à sua maneira de expressão e de desenvolvimento, a iniciativa cria vínculos sociais de comunicação, lazer e de comunicação.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas