PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MARÇO DE 2020

Pedro Kawai alerta sobre número de casos de dengue em Piracicaba


Vereador concordou com a fala do vereador Marcos Abdala e apontou o abandono de inservíveis como um fator que contribui com a situação.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador usou a tribuna na 9ª reunião ordinária






O vereador Pedro Kawai (PSDB) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária, para falar sobre os riscos de proliferação da dengue em decorrência do acúmulo de entulho e de móveis abandonados.

O assunto foi abordado a partir de uma matéria do "Jornal de Piracicaba", intitulada "Secretaria de Saúde registra cinco novos casos de dengue por dia", a qual menciona que o trabalho da secretaria ocorre de forma intensificada nos meses de março, abril e maio, período em que costumam surgir novos casos de dengue.

Kawai apresentou dados de 2019 do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba relacionados à prevenção da dengue: no ano, foram realizadas 20.221 visitas de mutirões de controle ao "aedes aegypti"; 2.191 demandas, 914 solicitações, 451 notificações de imóveis habitados e 357 notificações de imóveis não habitados, além da coleta de aproximadamente 1.987 toneladas de materiais inservíveis e a realização de 40 arrastões, sendo que, destes, foram retiradas 70 toneladas nas ações efetuadas pelos PSFs (Programas de Saúde da Família).

O estudo efetuado pelo Centro de Controle de Zoonoses concluiu que foram coletadas aproximadamente 270 toneladas de materiais inservíveis por meio de 148 ações.

"Nós, do Poder Público, temos que cobrar ações do Executivo para que essas mudanças aconteçam, porém a população tem que fazer a sua parte, como não jogar o lixo na rua", disse o parlamentar.

Na tribuna, o vereador concordou com o relato do vereador Marcos Abdala (REP) em relação ao abandono de inservíveis e alertou sobre a influência dessa ação na proliferação da dengue.

Em relação ao acúmulo de inservíveis, Pedro Kawai comentou que esse foi um assunto discutido em audiência pública e, na ocasião, quando se falou sobre a retirada de materiais inservíveis de até 50 quilos pelo caminhão da coleta de lixo, os vereadores foram informados de que essa ação é uma função do caminhão cata-cacareco.

"Então, temos que cobrar algumas ações do cata-cacareco, que está ineficiente", comentou Kawai, que também apontou a necessidade de melhora da comunicação entre os agentes, como a indicação ao cata-cacareco dos locais nos quais há materiais para a coleta.

O parlamentar enalteceu ações de moradores que "adotaram" áreas verdes, realizando a manutenção de locais que eram utilizados para o descarte de entulho, e citou a ação desenvolvida por moradores do Parque Primeiro de Maio para a restauração de uma área verde no bairro.

Pedro Kawai também citou outro dado sobre a situação da dengue em Piracicaba: de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 20 dias de fevereiro foram registrados mais de 100 casos novos de dengue.

Vereadores comentaram a fala de Pedro Kawai. Marcos Abdala (REP) reiterou a importância do auxílio da população para a manutenção da limpeza da cidade. Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), apontou a falta de manutenção em terreno da União no bairro IAA. E Paulo Serra (CID) defendeu a volta do projeto "Aedes do Bem" para o combate ao mosquito "aedes aegypti" por meio da liberação de mosquitos geneticamente modificados.



Texto:  Larissa Souza
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas