PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE FEVEREIRO DE 2015

Pedro Cruz entregará moção de aplausos ao artista Claudinei Bettiol


Piracicabano foi selecionado para mostra de arte integral na Califórnia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Cruz destaca participação em mostra de arte integral na Califórnia



O vereador Pedro Cruz (PSDB) irá conceder a moção de aplausos 14/2015 ao artista plástico piracicabano Claudinei Bettiol, o primeiro brasileiro a integrar a International Integral Art Exhibition, mostra de arte integral na cidade de Sonoma, na Califórnia.

Bettiol enviará três obras para a mostra, que será realizada em julho com a participação de artistas de 40 países. “Para mim, o objetivo maior da arte é auxiliar a caminhada da inconsciência para a consciência, da cegueira para a visão e em última instância da escuridão pra luz”, define Bettiol sobre a sua produção artística.

Bettiol iniciou a trajetória artística aos seis anos, ajudando um tio que era letreiro e pintava muros da cidade. Dos 13 aos 17 anos fez desenho artístico e anatomia humana com o escultor Marco Cavallari. Ele cursou história em quadrinhos com Rui Perotti, antigo diretor de criação da Editora Abril. De 1994 até 2002 trabalhou como cartunista e publicou em diversos veículos de comunicação de Piracicaba. De 2001 a 2003 fez um curso sobre História da Arte no Brasil e no Mundo com o professor Cássio Padovani.

A partir de 1999 já havia começado a se dedicar à pintura, com um intenso trabalho de pesquisa enquanto colorista, que desenvolve até o momento com a acrílica sobre tela. “Suas pinturas têm como objetivo registrar situações do cotidiano, focando o viés psicológico de cada uma delas. O material humano é a fonte inesgotável da qual se abastece”, comenta Pedro Cruz na justificativa da propositura.

A moção de aplausos 14/2015 foi aprovada em discussão única nesta quinta-feira, 19, na 5ª reunião ordinária da Câmara.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Cruz

Notícias relacionadas