
22 DE AGOSTO DE 2023
Homenagem destaca as habilidades de Pauleo na criação de artes e réplicas feitas em papelão, bem como sua carreira de 40 anos como profissional na área de fotografia
Moção 103/2023 foi entregue na noite desta segunda-feira (21)
“Obrigado por lembrar de mim. E tudo o que eu faço é porque eu amo Piracicaba”, agradeceu o fotógrafo e artista Paulo Tibério, também conhecido como Pauleo, após receber uma moção de aplausos por seus trabalhos artísticos, especialmente as réplicas feitas de papelão de pontos turísticos internacionais, nacionais e de Piracicaba, e também pelos 40 anos como profissional na área de fotografia.
A moção 103/2023 foi entregue na noite desta segunda-feira (21) na sala da Presidência. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor da homenagem, destacou a importância de a Câmara reconhecer o trabalho de Pauleo. “Eu tive o privilégio de conhecer essas obras, acompanho, e é muito impressionante a perfeição que é expressa. Parabéns, esse reconhecimento é uma homenagem ao trabalho desse profissional, fotógrafo e artista”, declarou Trevisan Jr.
Homenagem — "Há mais ou menos cinco anos, quando o fotógrafo Paulo Tibério, o Pauléo, ao passar por São Paulo/SP, uma favela vertical chamou a sua atenção, ele parou e fotografou, como fez entre outras ocasiões. A imagem lhe rendeu o resultado esperado, mas a sua vontade era fazer algo diferente da fotografia", traz o texto da moção de aplausos ao se referir às réplicas.
"As obras são feitas com os mínimos detalhes e a precisão nas construções das réplicas é impressionante", continua o texto, que traz como exemplos das obras já confeccionadas por Pauléo cenários internacionais como os italianos Coliseu e Torre de Pisa e, também, pontos relevantes de Piracicaba, como o prédio da Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz), o Hotel Central, a Casa do Povoador, o Museu da Água, a Igreja Metodista, a Igreja Bom Jesus, a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), o Museu Martha Whatts e o Edifício Comurba, que desabou em novembro de 1964.
"Segundo Pauléo, as réplicas que mais deram trabalho, foram as do Sud Menucci e das Carmelitas, pela riqueza dos detalhes", diz a propositura.