PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE AGOSTO DE 2021

Parceria para reuso de resíduos de poda é avaliada em reunião


Vereadora Silvia Morales discutiu o tema e outras demandas com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, esteve na manhã desta quinta-feira (5) na Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) em reunião com o titular da pasta, Alex Gama Salvaia, para discutir políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

Entre os assuntos abordados, está o projeto de lei 39/2021, que autoriza o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a doar imóvel de sua propriedade, situado na avenida Rio das Pedras, no Taquaral, para servir como novo local do ecoponto que atendia o Cecap. A proposta está sob análise da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, que requereu, por meio de ofícios, a manifestação do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e da Sedema sobre o tema e ainda aguarda  alguns encaminhamentos.

Outro ponto discutido foi a possibilidade de utilização dos resíduos de poda gerados no município para agricultura familiar e sustentável. Por se tratar de matéria orgânica rica em nutrientes e eficaz quando utilizada para cobertura do solo de plantações, a vereadora e o secretário conversaram sobre a possibilidade de direcionar esse conteúdo a produtores rurais como alternativa mais sustentável e econômica de destinação desses resíduos.

Silvia encaminhou a Alex um pré-projeto, elaborado pela rede de agricultores e outros parceiros, como alunos e professores da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), como proposta de parceria com o Poder Público a fim de viabilizar tais ações.

A parlamentar destacou ainda, na conversa com o secretário, que é propositora do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável e do Fórum Permanente de Arborização Urbana e reforçou o convite para que representantes técnicos indicados da Sedema continuem participando de ambas as atividades promovidas pela Câmara.

A reunião tratou também do teor do projeto de lei complementar 9/2021, em que o Executivo propõe a adequação da taxa de coleta e remoção do lixo às alterações trazidas pela lei federal 14.026/2020, e de proposta de uso da praça das Corujas.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas