PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2023

Palestra aborda estratégias voltadas à boa convivência conjugal


“Somos seres relacionais. Entender os relacionamentos humanos e os problemas comuns é um desafio", ressalta a psicóloga Naara Bráis em palestra na Escola do Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Palestra foi conduzida pela mestra em psicologia Naara Gonçalves Alho Bráis





O tema "Relacionamento conjugal: compreendendo problemas comuns e como atingir a boa convivência" foi tema de palestra, nesta segunda-feira (13), conduzida pela psicóloga Naara Gonçalves Alho Bráis, mestra em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento, realizado de forma on-line, foi promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba.

Durante a palestra, que em sua abertura contou com a participação do diretor da Escola, vereador Pedro Kawai (PSDB), a psicóloga abordou temas como a igualdade em direitos e deveres em uma relação, os desafios conjugais em diversos níveis, a dinâmica e os problemas comuns entre duas pessoas diferente, bem como as habilidades necessárias à superação de obstáculos.

Naara salientou que, durante a convivência, "diferenças vão aparecer", mas que isso não necessariamente é algo ruim, já que a existência de pontos de vista diferentes pode ser algo importante "para o próprio desenvolvimentos e maturidade do relacionamento", disse a psicóloga.

Ela ainda destacou que a qualidade dos relacionamentos é algo que traz reverberações e impactos para muito além da vida daqueles que os vivenciam diretamente, já que trazem também reflexos para a sociedade como um todo: "uma família que passa por defasagem também promove problemas sociais e interfere na vida dos outros", ressaltou a especialista.

Desafios - Segundo Naara, os desafios nos relacionamentos possuem um gradiente que vai do leve ao grave, e que precisam ser entendidos, analisados e caracterizados pelo casal: "o nível grave é quando o casal já percebeu que continuar juntos não é a melhor opção, e que manter a relação não é algo benéfico. A situação começa a gerar desafeto e desinteresse total", explicou a psicóloga que, na sequência falou que "nesses casos, o divórcio acontece", e na apresentou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que evidenciam um aumento nas separações.

Em 2021, por exemplo, foram registrados aproximadamente 386 mil divórcios, o que representa um volume 16,8% maior em relação ao ano anterior. Por outro lado, os dados, de acordo com a especialista, também apontam que houve um crescimento no número de casamentos.

De acordo com a palestrante - que reforçou a importância dos cônjuges terem direitos e deveres iguais para um relacionamento saudável -, os problemas financeiros vivenciados por um casal podem ser também fontes de conflitos, desconfianças, inseguranças, incertezas: "muitas vezes uma das partes não sabe quanta a outra ganha ou como gasta o dinheiro". Essa, segundo ela, é uma uma queixa recorrente em seu consultório e, nesses casos, a orientação é o diálogo entre as partes. 

Há ainda outros desafios, como os trazidos pela parentalidade, que se não discutidos e abordados, podem dificultar a conexão entre o casal: "é como se houvesse fragmentações dentro da relação, não se consegue mais decifrar o outro”.

Afetos - Ter empatia e compreender o posicionamento do outro, manter a comunicação e se expressar emocionalmente, segundo a palestrante, são habilidades indispensáveis que precisam ser cultivadas pelos casais.

"As pessoas têm grandes dificuldades em expressar afeto, algo que todo mundo gosta de receber mas [que muitas vezes] têm dificuldade de expressar", falou a psicóloga, que ainda frisou a necessidade do esforço afetivo dos cônjuges para o desenvolvimento de estratégias adequadas voltadas à manutenção de relações satisfatórias.

"Se relacionar é um desafio, e é importante ter consciência [dele], pois envolve muito comprometimento, investimento e desprendimento", finalizou Naara.

A palestra completa pode ser revista no vídeo localizado no início desta matéria ou no canal do YouTube da Escola do Legislativo.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Escola do Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas