
27 DE ABRIL DE 2011
Para marcar o Dia da Empregada Doméstica, comemorado nesta quarta-feira, dia 27, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) acompanhado de amigos e colaboradores, (...)
Para marcar o Dia da Empregada Doméstica, comemorado nesta quarta-feira, dia 27, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) acompanhado de amigos e colaboradores, distribuiu cerca de duas mil cartilhas contendo informações úteis sobre os direitos das empregadas.
Posicionados desde as 6h30 da manhã, junto a pontos de desembarque de passageiros de ônibus urbano e na entrada de alguns condomínios residenciais, Paiva e sua equipe explicaram a importância de a classe trabalhadora conhecer os seus direitos e deveres.
"Nos recompensou a forma carinhosa e acolhedora pela qual fomos recebidos por estas companheiras", observou Paiva. Segundo ele, algumas sequer sabiam que tinham direito ao registro em carteira, ao descanso nos feriados, férias, e outras até se surpreenderam com a possibilidade de receberem o seguro-desemprego caso os empregadores recolham o FGTS.
Para a doméstica Valdirene, "é dolorido às vezes quando algumas pessoas se referem às domesticas como essa gente como se fossemos seres humanos de segunda categoria e não tivéssemos sonhos, direitos e famílias, assim como qualquer patrão”, desabafou.
O vereador ressaltou que a intenção também foi sensibilizar os empregadores para que formalizem a atividade profissional dessas trabalhadoras, como forma de reconhecer e valorizar o produto do seu trabalho e também evitar possíveis inconvenientes trabalhistas. "Essas companheiras cuidam das nossas vidas e, nada mais justo do que ajudarmos a cuidar também das suas vidas", concluiu.
Por ser uma iniciativa pessoal, Paiva informou que a tiragem das cartilhas foi pequena, mas adiantou que, como a aceitação foi acima das expectativas, vai tentar buscar apoiadores para a impressão de mais exemplares.
Texto e Foto: ASSESSORIA DO VEREADOR