
10 DE FEVEREIRO DE 2014
E, reafirma que a melhoria nas condições de trabalho deve ser compromisso de todo empregador.
Para fortalecer a luta dos trabalhadores, o vereador José Antonio Fernandes Paiva, líder do PT na Câmara participou na manhã desta sexta-feira (7) de fiscalização da legislação em agências da cidade e integrou a manifestação em frente ao Banco do Brasil, agência Paulista.
Segundo denúncias, o banco não tem garantido condições mínimas de trabalho para seus funcionários. Em forma de protesto, a agência foi fechada a partir do meio dia, para atender os clientes que já estão no local e ficará fechada até que o problema seja resolvido.
Paiva considera que a melhoria nas condições de trabalho deve ser compromisso de todo empregador. "Mas nem sempre esta é uma realidade. Por isso se faz necessária intensa fiscalização da justiça, dos sindicatos e de todas as entidades e pessoas que defendem a classe trabalhadora. Em Piracicaba, são constantes as reclamações e denúncias dos trabalhadores do setor bancário quanto às condições do ambiente de trabalho e, com as altas temperaturas, elas se intensificaram, levando a ações dos dirigentes", destaca.
O parlamentar também considera que vereador é um servidor público e como tal tem que atuar na fiscalização das legislações que garantem direitos aos trabalhadores. Entre eles, o de estar num ambiente salubre. O setor bancário, que acumula grandes lucros, tem como perfil atuar contra o trabalhador a fim de aumentar mais ainda estes números. "É preciso respeitar os direitos dos trabalhadores para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
LEIS
O líder do PT é autor de leis aprovadas pela Câmara de Vereadores de Piracicaba que visam a proteção do trabalhador e do cliente bancário, principalmente e no quesito segurança.
Entre elas, a que define que sejam colocados biombos entre as pessoas que aguardam nas filas e a área de atendimento de caixa, que exige a colocação de guarda-volumes e a que determina a instalação de câmeras externas nas agências bancárias.