
14 DE MARÇO DE 2011
Depois da forte chuva que caiu sobre a cidade na madrugada do último sábado (12), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) foi à tribuna cobrar da Prefeitura a (...)
Depois da forte chuva que caiu sobre a cidade na madrugada do último sábado (12), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) foi à tribuna na reunião ordinária desta segunda-feira (14) cobrar da Prefeitura a implantação de um sistema de monitoramento da vazão das águas do Rio Piracicaba. Famílias e comerciantes instalados nas proximidades da Rua do Porto foram novamente afetados pelo transbordamento --o nível do rio chegou a 6,15 metros, e a vazão, a 859 mil metros cúbicos por segundo. "Como pode uma cidade que tem um rio que dá origem ao seu nome não ter um sistema de monitoramento da vazão das águas?", questionou o vereador.
Paiva criticou a conduta da Prefeitura, ao dizer que a administração municipal prefere "colocar caminhões para tirar quem é atingido" pelas enchentes a investir num programa de prevenção e alerta. "Não temos política de prevenção a enchentes", lamentou.
O vereador relatou que, nas proximidades da Rua do Porto, os moradores precisaram manter vigilância entre 18h40 e 2h20 da última sexta-feira para evitar que a água causasse maiores prejuízos materiais aos imóveis localizados na região. Segundo Paiva, a situação só não foi pior porque o site do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí trazia informações --atualizadas a cada 10 minutos-- sobre a vazão do rio.
PROJETO
O vereador afirmou que falta ao Executivo formular um projeto para tentar a liberação de recursos do governo federal --a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento prevê R$ 11 bilhões para iniciativas de municípios que visem à prevenção e preparação para a ocorrência de eventos extremos. "O município não tem uma draga que possa ficar à disposição para fazer o aprofundamento do Rio Piracicaba, do Ribeirão Piracicamirim ou dos ribeirões que passam por Piracicaba, como o Corumbataí. É uma questão de engenharia à qual técnicos podem dar a solução", comentou.
Paiva apontou como uma das causas das enchentes registradas na cidade neste ano o acúmulo de detritos no leito do Rio Piracicaba e do Ribeirão Piracicamirim. Em aparte, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), citou que encaminhará moção de apelo ao governo paulista para que seja feito o desassoreamento de ambos os rios.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Gustavo Annunciato / MTB 58.557