28 de novembro de 2025
Orador apresenta estatísticas dos Conselhos Tutelares de Piracicaba
De janeiro a novembro deste ano, foram 3181 comunicações de violações de direitos da criança e do adolescente
Durante a 69ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (27), o orador Jefferson de Moraes Gonçalves apresentou estatísticas atualizadas sobre a atuação dos Conselhos Tutelares do município.
Representando os três conselhos tutelares da cidade, Jefferson afirmou ter a responsabilidade de expor os dados e reforçou que “por trás de cada dado existe um adolescente, uma família”. Segundo ele, os números apresentados “não são apenas registros do sistema, são relatos reais, desafios de urgência e os avanços que conquistados com a rede de proteção”.
De janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados 1.037, 1.019 e 1.125 atendimentos em cada um dos conselhos da cidade, somando 3181 comunicações de violações de direitos da criança e do adolescente. Para o orador, o número elevado revela que a população tem buscado ajuda. Entre as situações mais recorrentes estão casos de negligência, questões de saúde e educação, além de violência psicológica, física e sexual. “Quando olhamos os dados, pensamos nos rostos das nossas crianças, nas conversas difíceis e nas famílias que tentam se reorganizar”, disse.
Jefferson ainda destacou que, em 2024, foram registrados 4.377 comunicados de violação de direitos, até o mês de dezembro, uma redução de 1.196 no período mencionado. Ele atribuiu a melhora à capacitação continuada dos conselheiros tutelares. “Hoje vemos uma rede mais articulada e preparada para agir. Apesar dos avanços, temos muito a enfrentar”, completou.
Segundo ele, a ausência de transporte em tempo integral dificulta as ações, e reforçou a necessidade de fortalecer o Conselho Tutelar para garantir melhores condições de atendimento. Como conselheiro e cidadão, reafirmou seu compromisso de seguir trabalhando “com responsabilidade e coragem”.
A fala recebeu apartes de alguns parlamentares. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que, embora três conselhos pareçam poucos, em 2020 o município contava apenas com dois. Os dados, segundo ele, demonstram progresso, mas também a necessidade de criação de um quarto conselho. “Encaminho crianças e nunca tivemos devolutiva das famílias falando mal do conselho”, afirmou, parabenizando o trabalho realizado.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) ressaltou as dificuldades enfrentadas no passado para implantar um terceiro conselho e disse colocar seu mandato à disposição para mobilizar o Executivo para a instalação do quarto. Ele observou que esta pode ter sido a primeira apresentação detalhada dessas estatísticas, que considera fundamentais para ampliar a proteção às crianças. Ele contou também que já foi conselheiro tutelar.
Já a vereadora Rai de Almeida disse estar abismada com o número de violações de direitos das crianças e adolescentes, reforçando a urgência de investimentos em políticas públicas. Ela destacou que onde há uma criança vulnerável, normalmente há também uma mulher em situação de violência e lamentou a ausência de políticas eficazes. Para ela, somente com ação pública consistente será possível reduzir os danos.
Confira a fala completa no vídeo anexo
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 de fevereiro de 2026
03 de fevereiro de 2026
03 de fevereiro de 2026
03 de fevereiro de 2026
