
09 DE ABRIL DE 2021
Serviço é fiscalizado diariamente pelo vereador Josef Borges e deverá ser concluído em maio, proporcionando grande benefício à comunidade
A obra na praça João Alfredo teve início em março e deverá ser concluída em maio que será totalmente revitalizada
O vereador Josef Borges está acompanhando de perto a obra de revitalização da praça João Alfredo, em Artemis, para que o serviço siga exatamente como planejado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e o cronograma seja cumprido pela empresa prestadora de serviço.
Com as mãos na obra, literalmente, Josef fiscaliza o serviço, porque o projeto das melhorias foi discutido com a comunidade para instalação de novo pavimento, canteiros e iluminação. Tudo deve estar concluído em maio. Esse espaço é o principal ponto de encontro do bairro e está localizado em frente à antiga Estação de Trem.
A obra foi conquistada pelo trabalho de Josef Borges, ainda líder comunitário do distrito, com apoio do deputado estadual Alex de Madureira, que também é de Artemis. Ele é filho da Maria do Posto, que sempre atuou em benefício da comunidade na área da saúde. O deputado fez a indicação de emenda ao orçamento do Estado para liberação da verba, que foi concedida. “Com o recurso destinado, procurei a Sedema que disponibilizou sua equipe técnica para realizar o projeto técnico e iniciar o processo licitatório”, afirmou o vereador.
A licitação foi realizada pela prefeitura em 2020. Os trabalhos tiveram início em março desde ano. O custo da obra é de R$ 99,9 mil. “Essa reforma proporcionará grande benefício aos moradores. Durante muitos anos, a praça ficou abandonada, recebia apenas remendos. Agora, será totalmente revitalizada e poderá ser usada para eventos e para a Feira Cooperativa, quando houver redução da pandemia da Covid-19 e pudermos novamente usar o espaço para integração entre os moradores e geração de renda para a comunidade”, ressaltou Josef Borges.
O vereador está avaliando ainda, a possibilidade de incluir no canteiro de plantas, que está em reforma uma área com cultivo de artemisias. Segundo apuração de moradores, foi por causa dessa espécie - que surgiu ao longo de toda a linha de trem que passava pelo distrito, ainda denominado João Alfredo -, que o nome foi alterado para Artemis, sem acento mesmo, conforme o decreto estadual que instituiu o distrito.
ÁRVORE PERMANECE
Com a execução da obra, a substituição de uma árvore de grande porte que já teve queda de galhos, foi analisada. A população até concordou com a retirada, conforme pesquisa realizada pelo vereador, desde que outra espécie de grande porte fosse plantada no mesmo local.
Mesmo com a resposta positiva da maioria dos entrevistados na enquete realizada, Josef Borges consultou novamente a Sedema. A árvore foi novamente avaliada e o parecer foi que ela ainda tem alguns anos de vida e a realização de uma poda preventiva e constante deverá garantir a segurança dos usuários da praça.