PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JUNHO DE 2020

No Dia do Meio Ambiente, Nancy realça ações em prol da pauta ambiental


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente todo dia 5 de junho



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Foto: Lucas do Nascimento Machado



Criado em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente todo dia 5 de junho. Para refletir sobre esta data, a vereadora Nancy Thame (PV) fez um balanço das ações de seu mandato relacionadas à pauta ambiental no município de Piracicaba.

“Falar em gestão sustentável é falar em um assunto muito amplo, com atenção especial muito além do desenvolvimento econômico, que deve estar alinhado com questões ambientais e sociais, com o mesmo peso de importância”, diz Nancy, que é autora do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, criado em 2017 na Câmara, junto ao vereador Paulo Serra (CID).

Segundo a parlamentar, entre os trabalhos mais relevantes realizado pelo grupo está o estudo e contribuição ao PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba) – que dá diretrizes para o planejamento territorial do município, com vigência de dez anos –, votado em dezembro de 2019.

“Começamos a discutir o projeto dois anos antes da votação final. Com isso, conseguimos apresentar propostas com técnica e fundamentos democráticos para alcançarmos um novo modelo de cidade, mais compacta e inclusiva, onde os serviços públicos sejam mais eficientes”, enfatiza Nancy.

Em 2018, o Fórum de Sustentabilidade entregou propostas ao Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), visando colocar freio na expansão do perímetro urbano de Piracicaba. Foram apresentados projetos e que abordam o desenvolvimento rural do município, planos setoriais, educação ambiental e mobilidade urbana.

“O nosso desafio sempre foi congregar diversos atores e vozes das instituições que existem em abundância no município para um eixo-comum e acredito que contribuímos muito para Piracicaba. Estamos cumprindo com o objetivo apresentado no projeto que institui o Fórum: ‘propor e monitorar metas que tenham em vista o planejamento do município com sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e territorial’”, avalia a vereadora.

O planejamento sustentável com diálogo e construção coletiva são alguns dos princípios adotados por Nancy, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Vereadores de Piracicaba. À frente da comissão, Nancy já presidiu quatro audiências públicas e uma reunião pública para discutir projetos polêmicos e relevantes, como a regularização fundiária, em 2019. Quando o projeto de lei complementar 19/2017 entrou para tramitação na Câmara, o parecer contrário da comissão, junto à diversas discussões promovidas pelo colegiado, contribuiu para que o Executivo retirasse o projeto, que, entre outras atribuições, poderia extinguir a Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba.

Mais recentemente, em março de 2019, foi instituído o Fórum Permanente de Arborização Urbana, que está sob coordenação da parlamentar, junto aos vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PL). Ao avaliar o trabalho do Fórum, Nancy destaca o incentivo para a construção de um plano de arborização urbana, que foi lançado pouco depois da criação do colegiado.

“Nós sabemos dos impactos ambientais e o quanto a arborização faz falta. Para isso, já estamos contribuindo com apontamentos e análise da legislação existente, revisão de manuais e técnicas antigas, levantamento dos programas existentes no município e setor privado e elaboração de novos programas, em defesa de uma cidade mais arborizada”, diz a vereadora.

A vereadora também é diretora da Escola do Legislativo desde o seu lançamento, em janeiro de 2017. A pauta ambiental está sempre presente nos cursos, palestras e oficinas realizadas, com a abordagem de temas como resíduos sólidos, práticas sustentáveis, mobilidade urbana, arborização urbana, desenvolvimento territorial sustentável, geração de energia, entre outros.

“Prezamos o diálogo e a participação de diversos setores públicos e privados, instituições e sociedade civil nas propostas e tomadas de decisão. Podemos fazer muito mais pelo meio ambiente de Piracicaba, e, neste Dia Internacional do Meio Ambiente, temos um momento para desenvolvermos um novo olhar para o assunto e para as ações que devem ser realizadas no espaço em que vivemos”, diz.



Texto:  Assessoria parlamentar


Meio Ambiente Nancy Thame

Notícias relacionadas