PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JULHO DE 2020

Nancy requer informações sobre reciclagem de resíduos sólidos


Prefeitura terá que fornecer dados percentuais sobre materiais plásticos, vidros, metais e papeis recolhidos na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy requer informações sobre reciclagem de resíduos sólidos



Requerimento 340/2020, de autoria da vereadora Nancy Thame (PV), aprovado na 23ª reunião extraordinária de ontem (9) solicita informações do Executivo sobre dados percentuais relativos à reciclagem de resíduos sólidos no Município de Piracicaba. A parlamentar quer saber se há dados sobre os percentuais de reciclagem; em caso afirmativo, qual o percentual de cada resíduo coletado, ou seja, se é de plástico, vidro, metal ou de papel. E, em caso negativo, se há viabilidade técnica para realizar tal levantamento. Além de solicitar outras informações de interesse público.

Nancy considera que a coleta seletiva tem um importante procedimento para o recolhimento dos materiais, que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora, incluindo os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

A parlamentar também avalia que a separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis e aumenta o valor agregado destes, diminuindo os custos de reciclagem, o que torna importante ainda avaliar quantitativamente e qualitativamente o perfil dos resíduos sólidos gerados, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

A coleta seletiva e a reciclagem são objetos de atenção e iniciativas comunitárias ou empresariais que reduzem a zero os custos da prefeitura e produz benefícios para as entidades ou empresas locais. Piracicaba faz a gestão da reciclagem de resíduos através da Cooperativa Reciclador Solidário, além da PPP- Parceria Público Privada com a Empresa Ambiental S/A.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas