02 de abril de 2019

Nancy pergunta sobre ações de conservação da Igreja São Benedito

Por meio de requerimento, vereadora solicita informações sobre preservação da Igreja

A vereadora Nancy Thame (PSDB) solicita informações do Executivo sobre as ações de defesa, conservação e restauro da Igreja São Benedito. As dúvidas estão presentes no requerimento 281/2019, aprovado nesta segunda-feira (1º), na 16ª reunião ordinária.

A Igreja São Benedito foi construída em 1867, com plano total de Miguel Arcanjo Dutra, no local onde havia a capela de Nossa Senhora do Rosário. A edificação passou por reforma entre 1892 e 1918, que alterou partes da estrutura e estética.

De acordo com a parlamentar, hoje, a edificação está em estado de degradação. Nancy destaca ainda que a cidade possui um órgão para atuar na área, o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), cujo objetivo é  "promover a política municipal de defesa do patrimônio cultural e propor ações efetivas, genéricas ou específicas, para a defesa do patrimônio".

A vereadora pergunta qual tem sido o papel e a ação concreta do poder público municipal para a preservação da igreja enquanto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico e se o Codepac tem avaliado e/ou acompanhado o atual estado de degradação da construção. 

Nancy Thame utilizou a tribuna para reforçar o pedido de manutenção da igreja. A vereadora citou a palestra O Trem Piracicabano, ministrada na Escola do Legislativo, que abordou a história das estações ferroviárias de Piracicaba, para falar sobre a falta de conservação de patrimônios históricos da cidade. "Eu saí da palestra muito emocionada, mas também muito triste de ver o quanto já demolimos do nosso patrimônio histórico."

A vereadora contou a história da Igreja São Benedito, mostrou fotos de como a igreja era quando foi construída e como está agora, apontando os pontos de degradação e leu o texto do requerimento.

Texto: Larissa Souza
Edição de TV: TV Câmara
Revisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583