PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MARÇO DE 2020

Nancy entrega revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno


Volumes foram recebidos pelo presidente da Casa, Gilmar Rotta (MDB), antes do início da 14a reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (23).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Nancy Thame (PV) entregou a revisão da LOM (Lei Orgânica do Município) e do RI (Regimento Interno) do Legislativo ao presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), antes do início da 14a reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (23).

“O primeiro volume tem uma apresentação sucinta, com as resoluções que utilizamos, tem todos os requerimentos e atas de reuniões documentadas”, disse a parlamentar, que coordenou os trabalhos na Casa. 

Ao utilizar a tribuna da Câmara como líder do PV, Nancy lembrou que o trabalho teve assessoria do IGAM e a contribuição de diversos parlamentares e servidores da Casa, com destaque ao advogado Antonio Messias Galdino, ex-presidente do Legislativo, e que atua no gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).

Gilmar Rotta (MDB), presidente da Câmara, parabenizou o trabalho dos 13 vereadores que se envolveram na comissão, coordenados pela vereadora Nancy Thame (PV) e com o apoio do corpo técnico da Casa, envolvendo os departamentos de assuntos Jurídicos, de Legislativo, de Comunicação e de Documentação e Transparência. “Vamos encaminhar para que, em breve, venha a plenário para ser votado”, disse. 

A minuta entregue vai ser analisada novamente pelos departamentos de assuntos Jurídico e Legislativo, antes de continuarem o tramita na Casa. A LOM deverá se tornar um PELO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) e o RI tramitará como um projeto de resolução, já que trata do regramento do funcionamento do Legislativo piracicabano.

“Faremos uma revisão geral na redação (das minutas), onde deveremos nos ater à correção do texto e, ainda, eventualmente de uma série de detalhes técnicos”, disse Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos. 

A vereadora Nancy Thame agradeceu o apoio da Mesa Diretora, dos colegas vereadores no trabalho de revisão e do corpo técnico da Casa. “É fundamental a revisão desta Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, que estavam bastante defasados inclusive em relação à Constituição Federal”, disse.

COMISSÃO – O PR 7/2017 instituiu o trabalho do colegiado para redigir a LOM em consonância com a Constituição Federal e as leis federais e estaduais. Na justificativa, é destacada que, com o advento da Carta Magna de 1988, e reestruturação das relações entre as esferas de poder, estabeleceu-se tendência de autonomia política e administrativa municipal. 

Participaram do grupo de revisão 13 vereadores, Nancy Thame (PSDB), Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), Paulo Serra (PPS), Laércio Trevisan Jr. (PR), Lair Braga (SD), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), Matheus Erler (PTB), Rerlison Rezende (PSDB), Paulo Campos (PSD), Gilmar Rotta (MDB), e Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS). 

Ao longo da revisão, surgiram novos desafios, entre eles compatibilizar a LOM com a revisão do PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba), aprovada no projeto de lei complementar 12/2019.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas