PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE DEZEMBRO DE 2020

Nancy detalha ações da Procuradoria da Mulher a vereadoras eleitas


Criado em 2018, órgão independente garante espaço para discussões relativas à promoção da igualdade de gênero



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Quatro vereadoras foram eleitas para a legislatura se inicia em janeiro de 2021 e elas encontrarão na Casa um importante legado deixado pelas vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes (PSL) na promoção da igualdade de gênero, como a Procuradoria da Mulher, a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher e as atividades que são resultado da Semana da Mulher. 

Para introduzir as novas parlamentares à estrutura existente na Câmara, essas ações foram apresentadas, nesta terça-feira (1), às recém-eleitas Rai Ferreira de Almeida (PT), Silvia Morales (PV) e Ana Pavão (PL). A vereadora eleita Alessandra Bellucci (REP) não pode comparecer, devido a compromissos anteriormente assumidos, assim como a vereadora Coronel Adriana, que se recupera de um problema de saúde e integra a Procuradoria da Mulher.

O objetivo da conversa, segundo Nancy Thame, foi promover “espécie de transição” das atividades desenvolvidas nas ações relacionadas à mulher. “Queremos nos colocar à disposição das eleitas e contribuir para a manutenção e consolidação de espaços importantes conquistados pela procuradoria”, disse, pontuando ainda que é natural que haja expectativa natural em relação aos mandatos femininos para que atuem nas causas relacionadas à mulher.

Nancy explicou que a criação da Procuradoria Especial teve como objetivo instituir um instrumento de organização, participação e luta das mulheres para a construção de alternativas e ações que contribuíssem para a superação das desigualdades de gênero e a busca pelo empoderamento feminino. “Com isso, conseguimos ampliar o lugar de fala das mulheres e reunir, na Câmara, diversos setores para discutir as temáticas relacionadas a igualdade de gênero”, explicou.

Rai volta à Câmara depois de 24 anos – foi vereadora por dois mandatos consecutivos: de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 – e destaca que mesmo com diferenças ideológicas entre as eleitas, é importante que as pautas das mulheres sejam trabalhadas pelo bloco de vereadoras mulheres, fortalecendo o olhar sobre as temáticas a serem deliberadas. Disse também sobre a importância de buscar o apoio dos homens nas pautas que serão trazidas à Câmara.

“Numa sociedade de homens e mulheres, se os homens não estiverem conosco, não avançaremos”, pontuou.

Para Ana Pavão, habituada a atuar com força em suas atividades profissionais e políticas – ela trabalha como captadora de recursos para emendas parlamentares voltadas à saúde –, a disposição da vereadora Nancy em contribuir com o trabalho das eleitas é positivo e provoca também a necessidade de reflexões. “Começo a compreender que não basta que eu tenha o meu jeito de atuar, como um trator e defendendo minhas causas. É preciso que eu também ajude a mais mulheres a se fortalecerem em suas lutas”, disse.

Já Silvia Morales, que integrava o gabinete da vereadora Nancy e desincompatibilizou-se para concorrer a uma vaga na Câmara, disse que como a sua área de atuação foi sempre técnica – ela é engenheira civil –, o olhar para causas feministas será acentuado. “É um aprendizado que comecei no mandato e que agora, como mulher e vereadora eleita, tenho por obrigação me aprimorar”, disse.

Alessandra Bellucci, eleita com a bandeira a causa animal, disse que em suas propostas é clara a necessidade de atuar sobre as famílias e o papel da mulher, “por isso, a assistência à mulher é fundamental neste processo”.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Mulher Procuradoria Especial da Mulher Adriana Nunes Nancy Thame

Notícias relacionadas