
20 DE MAIO DE 2022
A campanha Maio Furta-Cor, se aprovada em Piracicaba, acontecerá durante todo o mês de maio e já é realizada em 80 municípios do Brasil
Psicóloga perinatal Rafaela Zucareli
A psicóloga perinatal Rafaela de Paula Fontes Zucareli, representante da campanha Maio Furta-Cor em Piracicaba, utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal, durante a 19ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (19), para apoiar o projeto de lei 100/2022, protocolado pela vereadora Rai de Almeida (PT), que visa instituir a campanha de saúde mental materna no município.
Ela começou lendo o manifesto da campanha, que pode ser contemplado na íntegra no vídeo ao lado. Dentro deste manifesto, se destacam as falas: "Nenhuma mãe a menos, nenhuma mãe adoecida, nenhuma mãe solitária. É uma campanha sem fins lucrativos, que visa sensibilizar para a causa da saúde mental materna. Nasce em 2021, frente ao cenário de pandemia. Todo o trabalho é de cunho gratuito e voluntário. O Maio Furta-Cor propõe-se a realizar ações de conscientização em todo o mês de maio, em torno das causas maternas e nos fatores envolvidos. A maternidade tem cores; no espectro da maternidade cabem todas as cores, buscando a igualdade no direito de ser mãe".
Ainda de acordo com a psicóloga, o Brasil apresenta taxas de até 30% de depressão pós-parto. "O período entre a gestação e o pós-parto pode agravar condições prévias de saúde mental. Percebe-se que pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vem contribuindo aos transtornos metais das mulheres. É possível prevenir com baixo custo: terapia, formação de rede de apoio e políticas públicas. Hoje contamos com 80 municípios no Brasil participantes da campanha", disse.
APARTE - Os vereadores Josef Borges (Solidariedade), Acácio Godoy (PP) e Pedro Kawai (PSDB) parabenizaram e agradeceram a psicóloga pelo tema tratado e se colocaram à disposição para apoiar a campanha.