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18 DE NOVEMBRO DE 2022

Na Câmara, alunos da escola Dr. Prudente participam de simulação


Estudantes do ensino fundamental da instituição conheceram instalações do Legislativo municipal e simularam uma reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 16) Salvar imagem em alta resolução

Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18); vereador Pedro Kawai foi o anfitrião

Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18); vereador Pedro Kawai foi o anfitrião
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Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18)

Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18)
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Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18)

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Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18); vereador Pedro Kawai foi o anfitrião

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Visita dos alunos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18); vereador Pedro Kawai foi o anfitrião



Na manhã desta sexta-feira (18), 37 estudantes dos sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Prudente, localizada no Centro, estiveram na Câmara Municipal de Piracicaba, a convite do vereador Pedro Kawai (PSDB). Através do projeto “Conheça o Legislativo”, eles conheceram a história da cidade e do Legislativo municipal, além de participar da simulação de uma areunião ordinária, ocupando as cadeiras dos 23 parlamentares.

Os alunos conheceram instalações do prédio principal da Câmara, como o Memorial Prudente de Morais, que dá nome à instituição que frequentam, e a galeria dos ex-presidentes da Casa. Em seguida, foram direcionados ao plenário, onde quatro alunos se sentaram nas cadeiras da Mesa Diretora e 19 ocuparam lugares dos demais vereadores. 

O anfitrião, Pedro Kawai, deu as boas-vindas aos estudantes. “É uma alegria muito grande poder receber vocês aqui. Vocês, jovens, serão professores, vidraceiros, médicos… E por que não políticos?”, instigou o parlamentar. “A participação de vocês na Casa é muito importante, porque vocês trazem empolgação e ideias para nós”, defendeu Kawai, que incentivou aos estudantes o desenvolvimento do pensamento coletivo e defendeu a Democracia, pela qual é possível haver a troca de argumentos e ideias.

No plenário, Dayane Cristina Soldan, arquivista do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, apresentou aos alunos aspectos históricos da cidade e da Câmara – abrangendo a trajetória do município, primeiro como povoado, depois como vila e, por fim, enquanto cidade, explicando a diferença entre as classificações. A servidora apresentou, ainda, o sistema Atom, que abriga o acervo histórico digital da Casa.

Em seguida, Bruno Didoné de Oliveira, servidor do mesmo setor, destrinchou as diferenças entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e suas atribuições, bem como a localização espacial dos mesmos em Piracicaba, na Prefeitura, Câmara e no Fórum. Foram exibidas, ainda, duas campanhas em vídeo produzidas pelo Tribunal Superior Eleitoral que buscam defender e divulgar a segurança das urnas eletrônicas, através das quais são realizadas as eleições no país desde 1996.

Já a servidora Érica Dinis explicou o que são e quais as finalidades das leis, além de apresentar a Escola do Legislativo da Câmara, que oferece gratuitamente à população atividades que promovem a educação cidadã, e o Parlamento Aberto, projeto que visa à transparência pública no legislativo.

Guiados por Érica, os alunos deram início à simulação, seguindo os protocolos regimentais, com a abertura da sessão, a leitura bíblica, a chamada oral e a entrada das matérias a serem votadas. Na ocasião, o projeto discutido propunha autorizar o uso dos aparelhos celulares nos estabelecimentos de ensino no município.

Seis estudantes tiveram a oportunidade de ocupar a tribuna para argumentar sobre o projeto – três favoráveis ao uso dos aparelhos celulares e três contrários. “Acredito na evolução, e a tecnologia ajuda muito no conhecimento dos alunos”, afirmou, na tribuna, a estudante Lavínia Andrade Santos, do 9º ano, que atuou como presidente da sessão. Outro argumento trazido pelos favoráveis aos celulares foi o fato de que os notebooks disponibilizados pelas escolas não são, na maioria das vezes, suficientes para a quantidade de alunos.

Já os estudantes contrários ao uso dos aparelhos apontaram que, por se tratar de um objeto pessoal, não é possível ter controle do que os jovens realmente estão fazendo nos celulares, podendo ser distraídos por notificações e tendo seu aprendizado prejudicado. Para eles, as pesquisas na internet deveriam ser feitas com supervisão dos professores e investimentos deveriam ser destinados à aquisição de mais computadores. Ao final da discussão, a liberação do uso foi aprovada com sete votos contrários.

O professor de História João Valerio Scremin destacou que a visita foi planejada para que os conceitos de Democracia, política e poder, abordados por ele em aula, fossem trazidos mais concretamente à realidade dos alunos. Além desses, também foram convidados os estudantes membros do grêmio e os acolhedores. “Aqui, eles estão vendo na prática o que falamos nas aulas, é uma complementação”, pontuou o docente.

Christina Aparecida Negro Silva, diretora da escola, parabenizou os jovens pela participação. “Daqui a 3, 5 anos, gostaria de voltar aqui e ver vocês nessas cadeiras”, desejou.

Lavínia, a estudante que presidiu a reunião, descreveu a experiência como “incrível”. “Gostei de conhecer o site, de ver as notícias e descobrir como é fácil esse acesso”, destacou a jovem, que quer atuar futuramente como advogada e “adorou” poder dar sua opinião na tribuna.

Escolas que tenham interesse em participar do projeto Conheça o Legislativo podem entrar em contato com a Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" pelo telefone 3403-7129.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo Pedro Kawai

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