PIRACICABA, SÁBADO, 10 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2023

Municipalização de escolas será debatida na Tribuna Popular da Câmara


Aumento de custas processuais, em tramitação na Alesp, também será tema da Tribuna Popular



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Pauta da Ordem do Dia da 29ª Reunião Ordinária, na segunda-feira (22), conta com 19 proposituras



O debate sobre a possibilidade de municipalização de escolas da cidade e o aumento das custas processuais são os temas previstos para serem abordados na Tribuna Popular, durante a 29ª Reunião Ordinária, na segunda-feira (22), às 19h30. A oradora Patrícia Fedrizzi da Silva se inscreveu para falar sobre a possibilidade de oito escolas estaduais de Piracicaba serem transferidas para a gestão da Secretaria Municipal de Educação.

O tema também deverá ser debatido pelos vereadores através da moção nº 69/2023, de apelo ao secretário estadual de Educação, Renato Feder, para que a municipalização não aconteça. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), a moção deverá ser levada a Plenário em regime de urgência.

A discussão envolveria as escolas estaduais Honorato Faustino, Professor Afonso José Fioravante, Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini, Comendador Mário Dedini, Professora Mirandolina de Almeida Canto, Morais Barros, Samuel de Castro Neves e Alcides Guidotti Zagatto. O vereador critica, no documento, a possibilidade de municipalização sem discussão prévia com a comunidade escolar. Além disso, questiona como ficaria a situação de professores, equipes gestoras e funcionários administrativos do Estado.

A Tribuna Popular também se dedicará à discussão do aumento das custas processuais, disposto no projeto de lei nº 752/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo. A presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da Subseção de Piracicaba, Fernanda Dal Picolo, vai expor sobre o tema e solicitar apoio dos vereadores contra a elevação dessas taxas.

Outras proposituras – Ao todo, a 29ª Reunião Ordinária conta com 19 proposituras na Pauta da Ordem do Dia. Em discussão única, será votado o projeto de resolução 18/2023, de autoria do presidente da Casa, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, que altera o Regimento Interno para que sejam retomadas as entregas de moções durante as reuniões ordinárias.

Há ainda, em pauta, três moções de aplausos e 10 requerimentos. Em segunda discussão, está relacionado o projeto de lei complementar 1/2023, de autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), que dispõe sobre a afixação de placa de alerta sobre a presença de cão bravo; o projeto de lei 237/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que estabelece o Plano de Educação Sustentável; e o PL 23/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), que concede um dia de folga anual, aos servidores públicas municipais e empregados celetistas, para a realização de exames de controle de câncer.

Em primeira discussão, a Pauta da Ordem do Dia traz o PL 246/2022, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), que obriga o pagamento em dinheiro aos atletas vencedores de corridas de rua; e o PL 31/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que institui no calendário de eventos o Dia Municipal de Combate à Aporofobia (aversão a pobres).

Os trabalhos legislativos poderão ser acompanhados, ao vivo, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube), pela Rádio Câmara Web e pela Rádio Educativa 105,9 FM.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo

Notícias relacionadas