
23 DE ABRIL DE 2013
O vereador Ronaldo Moschini da Silva (PPS) elaborou a moção de apoio 81/2013, aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (22), em posição favorável aos proje (...)
O vereador Ronaldo Moschini da Silva (PPS) elaborou a moção de apoio 81/2013, aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (22), em posição favorável aos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional determinando o fornecimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da imunização contra o papilomavírus humano (HPV). O parlamentar apela para que tais propostas sejam votadas o mais breve possível.
A vacina para a imunização contra o HPV é aprovada e registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua aplicação possibilita maior sucesso no combate à doença.
Há dois projetos de lei no Senado ––também tramitando juntos na Câmara dos Deputados–– que determinam a imunização contra o HPV pelo SUS. O primeiro, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), assegura às meninas de 9 a 13 anos o direito à vacina contra o HPV no SUS, enquanto o segundo, da ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC), complementa a proposta anterior, acrescentando a vacina ao calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações.
Moschini ressalta que a distribuição, de forma gratuita, da vacina na rede pública é uma forma de dar atenção à saúde da mulher e combater doenças graves. É importante lembrar que os quatro tipos de HPV alvos desta vacina são responsáveis por 70 por cento de todos os tipos de câncer de colo de útero e por aproximadamente 90 cento das verrugas genitais. Até o momento, estudos demonstram que as mulheres vacinadas contra o vírus ficam protegidas por 5 anos.
TEXTO: Juliana Goulart / estagiária de Jornalismo - R.V.
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946