PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE OUTUBRO DE 2020

Moção repudia nova Política Nacional de Educação Especial


Propositura foi aprovada na Câmara de Vereadores de Piracicaba na 27ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (19).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A moção de repúdio 113/2020 contesta o Decreto Federal 10.502/2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a 27ª  reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (19).

O texto pede que o decreto “deve ser declarado inconstitucional e expurgado da legislação, com a maior urgência possível”. Conforme argumenta o legislador, só desta forma que “não gerará causa e efeitos nocivos de discriminação, de quebra de igualdade de oportunidades e de falta da acessibilidade às crianças, jovens e pessoas adultas com deficiência”. 

A argumentação é que o decreto fere dispositivos legais, desde a Constituição Federal em que, no artigo 205, “estabelece a Educação como direitos de todos, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, até a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que, em seu preâmbulo, reconhece “que a discriminação contra qualquer pessoa, por motivo de deficiência, configura violação da dignidade e do valor inerentes ao ser humano”. 

A propositura lembra, ainda, da Lei 13.146/2015, que instituiu a LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a qual, no artigo 27, elenca que “a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais”.

Cobra também, baseado na LBI, a responsabilidade do poder público em assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivas, acompanhar e avaliar, entre outros aspectos, a participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar e a adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.

Cópias da moção de repúdio foram encaminhadas às presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, em Brasília.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas