
15 DE DEZEMBRO DE 2023
Propositura de autoria de Fabrício Polezi, aprovada nesta quinta (14), reconhece ação de policiais da 1ª CIA do 10°BPM/
Fabrício Polezi é autor da moção 252/2023, de Aplausos aos Policiais Militares da 1ª CIA do 10°BPM/I pelo salvamento de um bebê de 13 dias de vida
O salvamento por policiais da 1ª CIA do 10°BPM/I de um bebê com apenas 13 dias de vida que estava engasgado será celebrado com uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba, aprovada na noite desta quinta-feira (14) durante a 29ª Reunião Extraordinária.
"Na noite de segunda feira 04/12/2023 a mãe de um bebê de 13 dias de idade ligou para o 190 comunicando que seu filho estava engasgado. Enquanto o atendente mantinha a mãe ao telefone, outros policiais, que atuam no despacho de ocorrências, comunicaram as viaturas em patrulhamento deslocando uma equipe rapidamente até o condomínio da família, na rua Fernando Lopes, bairro Paulicéia, Piracicaba - SP", traz o texto da propositura de autoria de Fabrício Polezi (sem partido), que pontua destaca que a equipe da "VTR I – 10115" é composta pela 3° SGT. PM Aline, pelo SD PM Barbosa e pelo SD PM Flausino.
"A sargento Aline, que se encontrava de serviço com os soldados Flauzino e Barboza na área da 1a Companhia, que estavam nas proximidades pediram para que os pais fossem orientados a descerem e esperarem a viatura já na frente do prédio, pois era uma forma de ganhar tempo e iniciar, o mais rápido possível, a manobra de desengasgo conhecida como Manobra de Heimlich", relata o parlamentar na moção 252/2023.
O texto, na sequência, fala como se deu o salvamento no local da ocorrência: "na frente do prédio, no colo do pai, a criança estava roxa e sem respirar, o SD PM Barbosa tomou a criança nos braços e iniciou a manobra. Apesar da tensão, todo o cuidado era pouco devido ao porte físico e à fragilidade do bebê, em pouquíssimo tempo, ele chorou dando sinal de vida. De acordo com a SGT PM Aline, o próximo passo foi colocar pai e filho na viatura e comunicar, via rádio, a Central 190 para disponibilizar outra viatura cuja equipe teria que ir rapidamente até a Santa Casa e avisar aos médicos para que se preparassem para receber a criança".
O vereador diz no texto que "ações como essa demonstram o tamanho do preparo dos integrantes da nossa Polícia Militar para atuar nas mais diversas ocorrências" e ainda, que "essa Companhia possui em seu histórico diversas outras ocorrências de grande relevância para essa cidade, onde os seus excelentes resultados nos enchem de orgulho e garantem a manutenção da lei, da ordem e da vida".
A data e local da honraria aos policiais da 1ª CIA do 10°BPM/I serão divulgados em breve.