PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE MAIO DE 2021

Moção apela para instalação do Programa Bom Prato em Piracicaba


Projeto de lei está em tramitação na Alesp



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo é de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade)






Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (24) a moção de apelo 95/2021, direcionada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). De autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), a moção apela para que seja colocado em regime de urgência na pauta de votação o projeto de lei 1030/2019, que autoriza o Poder Executivo a instalar em Piracicaba o restaurante do Programa Bom Prato.

De acordo com Ary Pedroso, o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), tramita na Alesp desde setembro de 2019 e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Seu último andamento foi em agosto de 2020, quando deu entrada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, e se encontra até a presente data.

Para o vereador, o projeto de instalação do Bom Prato “tem alto valor social e beneficiará uma população de maior vulnerabilidade, na grande maioria moradores de rua, desempregados, aposentados, itinerantes e demais cidadãos que se encontram a margem do processo produtivo agravado pela pandemia”.

A iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. foi elogiada pelos vereadores durante a reunião ordinária desta segunda-feira. O vereador Paulo Campos (Podemos) declarou que Ary Pedroso teve a “sensibilidade de protocolar a moção” e destacou a importância do Bom Prato pois, segundo ele, é um “restaurante que vai atender as pessoas que vêm passando por dificuldades, sobretudo neste período de pandemia”.

Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), também parabenizou o vereador Ary Pedroso e aproveitou sua fala citar o exemplo de um projeto semelhante que existe em Belo Horizonte. “A gente que ajuda a população, ajuda as pessoas que tem fome, muitos falam que a gente faz assistencialismo, é fácil falar de assistencialismo quando tem um prato de comida para comer”, disse.

Paulo Campos destacou o trabalho dos deputados estaduais, em especial do deputado Alex de Madureira (PSD), pelo esforço para aprovação do projeto de lei que autoriza a instalação do Bom Prato em Piracicaba. “O Alex que fez a ponte e nós temos o Fome Um, que já faz esse trabalho, mas é lógico que essa moção que o Ary Pedroso fez é de grande valor”, observou a vereadora Ana Pavão (PL) em aparte.

Rai de Almeida (PT) falou da importância do projeto que está tramitando na Alesp e citou o projeto Renda Básica Cidadã, de sua autoria. “Nós estamos fazendo uma discussão porque também precisamos dar condições às pessoas terem acesso. Fazer essa discussão do Bom Prato e da Renda Básica Cidadã, é importante”, disse.

O vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), parabenizou o vereador Ary Pedroso e afirmou que quem ganha com a instalação restaurante é a população. “Quando se trata do restaurante Bom Prato, as pessoas pensam somente para atender as pessoas que estão em situação de rua, mas todo mundo se beneficia: quase toda a população que está no centro da cidade ali naqueles dias, quem trabalha nos comércios ali próximo”, afirmou.

Após a aprovação da moção, Paulo Campos afirmou acreditar que o presidente da Alesp terá a sensibilidade de colocar o projeto para votação.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas