PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE AGOSTO DE 2020

Moção apela ao governo de SP por mais policiais civis na região


Marcos Abdala observa que o efetivo que atua nas cidades que compõem o Deinter-9 atualmente registra déficit e pede que ele seja recomposto.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo de Abdala foi aprovada em reunião extraordinária nesta quinta-feira



Diante do déficit na quantidade de policiais civis que hoje atuam na região de Piracicaba, moção apresentada pelo vereador Marcos Abdala (REP) e aprovada pela Câmara em reunião extraordinária nesta quinta-feira (13), apela ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para que seja recomposto o efetivo da corporação.

O parlamentar cita que as cidades que compõem o Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), sediado em Piracicaba, têm o maior déficit de policiais civis de todo o estado de São Paulo. A região, continua Abdala, deveria ter 1.897 profissionais "para prestar serviço adequado à população e oferecer boas condições de trabalho, mas faltam pelo menos 853 policiais, um déficit de 45%".

O índice é maior que a média de todo o estado, que fica em 34%. Atualmente, a região toda conta com 1.044 cargos ocupados, entre delegados, investigadores, escrivães, agentes policiais, agentes de telecomunicações, papiloscopistas e auxiliares de papiloscopista. Os dados para o cálculo são fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e referem-se ao número de policiais em atividade até dezembro de 2018.

A defasagem de cada região, explica o vereador, é calculada levando em consideração o número de policiais previsto em lei e a quantidade de cargos ocupados. "Os reflexos desse sucateamento são sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e trabalho em escala de sobreaviso durante todo o mês, sem descanso", afirma.

"Um policial civil, por exemplo, é obrigado a cumprir a função de quatro ou cinco. Dessa forma, normas do direito internacional do trabalho são frontalmente desrespeitadas, pois não se permite ao profissional o direito ao descanso. Ele fica 24 horas de sobreaviso o mês inteiro", analisa o vereador, na moção de apelo 87/2020.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas