
22 DE JULHO DE 2021
Moradores, vereador Josef Borges, deputado Alex de Madureira, padre José Ailton e representantes da Semuttran conversaram sobre preservação de margem do rio Piracicaba.
A proposta de revitalização da área de preservação permanente (APP) à margem do rio Piracicaba, no Algodoal, defendida por moradores do bairro junto ao vereador Josef Borges (Solidariedade), teve mais um passo importante nesta quinta-feira (22). O local recebeu a visita dos técnicos da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) Vitor Pires Vencovsky e Daniela Bonato, do padre José Ailton, da Paróquia São Pedro, e do deputado estadual Alex de Madureira (PSD).
A população apresentou a eles os pedidos referentes à limpeza da área, com corte de mato, poda das árvores que têm galhos baixos invadindo a rua Alcides Carmignani e retirada de lixo e entulho. Junto com a realização desses serviços, os moradores reivindicam a instalação de ciclovia, pista de caminhada e iluminação.
Vencovsky e Daniela percorreram a margem do rio, em área que fica no final da avenida Cruzeiro do Sul, e afirmaram que vão estudar ações que possam ser implementadas ainda neste ano. A Semuttran planeja ampliar as ciclovias em diversas regiões da cidade. Segundo os técnicos da pasta, as medidas no local precisam ser realizadas em conjunto com outras secretarias, como a de Defesa do Meio Ambiente e a de Obras, sendo que o primeiro passo são as checagens legais da área de preservação permanente.
O vereador Josef Borges ressaltou que o retorno ao local, com mais autoridades, "mostra a continuidade do trabalho iniciado a partir da entrega do abaixo-assinado dos moradores", em junho, reivindicando as melhorias para o espaço, "que pode se tornar um dos mais bonitos da cidade e também referência na preservação do meio ambiente".
O deputado Alex de Madureira destacou que é possível executar ações concretas para viabilizar as condições para atender à demanda da comunidade, "que está unida e disposta a cuidar do local".
Padre José Ailton comentou sobre a possiblidade de promover eventos que motivem mutirões com os moradores "para dar início à mudança do cenário de abandono e de descarte de lixo e entulho que a área apresenta atualmente".