PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MAIO DE 2023

Missionária recebe Título de Cidadã Piracicabana


Natural de Pedra Azul (MG), missionária Maria Pereira de Castro recebeu honraria em solenidade realizada na noite da última sexta-feira (12)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Missionária Maria Pereira de Castro

Missionária Maria Pereira de Castro
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Dalete de Castro e Maria Pereira de Castro

Dalete de Castro e Maria Pereira de Castro
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Dalete de Castro e Maria Pereira de Castro

Dalete de Castro e Maria Pereira de Castro
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Paraná (Cidadania)

Paraná (Cidadania)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Paulo Campos (Podemos)

Paulo Campos (Podemos)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Eliezer de Castro

Eliezer de Castro
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Priscila Gonçalves

Priscila Gonçalves
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Trio de Louvor da Assembleia de Deus do Brás

Trio de Louvor da Assembleia de Deus do Brás
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Ministério de Louvor da Assembleia de Deus do Brás da Adoração

Ministério de Louvor da Assembleia de Deus do Brás da Adoração
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução





“É por ser uma mulher honrada, esposa, avó e bisavó exemplar, além de uma cristã e assembleiana notável, que a missionária Maria Pereira de Castro receberá o Título de Cidadã Piracicabana”. Essa frase encerrou o vídeo exibido em homenagem à missionária Maria Pereira de Castro. O Título de Cidadã Piracicabana foi concedido à missionária na noite da última sexta-feira (12), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”.

“Quantas pessoas estão no Brasil e no mundo fazendo a obra de Deus através da irmã Maria Pereira de Castro e de seu finado marido, o pastor Moysés de Castro. É uma pessoa que tem história no Ministério de Madureira em Piracicaba e sou muito grato por tudo o que você fez, pela preocupação”, declarou vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), autor do decreto legislativo 5/2022, que concedeu a honraria à missionária.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo que narrou a trajetória da missionária Maria de Castro e contou com depoimentos de amigos a familiares. Músicas de louvor também foram apresentadas na reunião solene, cantadas pelo Trio de Louvor da Assembleia de Deus do Brás e pelo Ministério de Louvor da Assembleia de Deus do Brás da adoração.

“Agradeço a Deus por essa grande vitória, grande benção de ser homenageada com o Título de Cidadã Piracicabana. Que deus abençoe a todos em nome de Jesus”, declarou a missionária. Ela estava acompanhada pela filha Dalete de Castro.

A mesa de honra foi presidida pelo vereador Paraná e composta pelo vereador Paulo Campos (Podemos), pelo presbítero e filho da homenageada Eliezer de Castro, e representando o deputado estadual Helinho Zanata (PSC), Priscila Gonçalves Fillietaz.

Paulo Campos declarou que o vereador Paraná, autor da homenagem, teve a “sensibilidade de escolher uma pessoa tão honrada” dentro da cidade. “Para se outorgar uma homenagem dessa natureza, é necessário que a pessoa preencha alguns requisitos: idoneidade, desenvolver relevantes serviços na sociedade piracicabana e a senhora preenche todos os requisitos os quais o título existe”, elogiou o parlamentar convidado.

A homenageada - Maria Pereira de Castro nasceu na cidade de Pedra Azul, Minas Gerais, mas foi registrada em Almenara, no mesmo Estado, em 27 de abril de 1947, filha da Sra. Aurita Pereira de Souza, já falecida.

Em 1963, a convite de seus tios, muda-se para a cidade de São Paulo, onde começa a frequentar a Assembleia de Deus, por influência de seu tio. Em São Paulo, Mariazinha, como ficou conhecida, veio a conhecer seu futuro esposo, o pastor Moysés de Castro, viúvo e pai de 9 filhos.

Os dois se casam em 1967, quando Mariazinha tinha 22 anos. No mesmo ano o casal assume a direção da Igreja Assembleia de Deus Madureira da Vila Olinda. Posteriormente, o casal é transferido para diversas igrejas, entre elas, Vila Guilhermina, Siqueira Campos (no Paraná), Avaré, Limeira, Nova Odessa e Americana.

Em 1984, assumem a presidência da Assembleia de Deus Madureira do campo de Piracicaba, vindo, então, morar em nossa querida cidade. Há 39 anos na cidade, considera-se uma autentica piracicabana, tendo muita admiração pela cultura do trabalho, da ordem e da solidariedade, que “são a marca do nosso povo”.

Trabalhou com o Círculo de Oração das Igrejas, onde cuidou do Desafio Jovem; foi líder da CIBEPI (Departamento de Mulheres), e foi responsável pelo Departamento de Assistência Social, que ajuda inúmeras famílias de toda comunidade evangélica, posto do qual esteve à frente por 20 anos.

Em 2003, por motivo de saúde, seu esposo, Pastor Moysés Castro, é jubilado da presidência, e o Pastor Dilmo dos Santos assume o cargo de Presidente. A Missionária e seu marido assumem, então, a Presidência de Honra da Igreja. Uma vez por semana, Mariazinha também realizava visitas ao Lar Betel e ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. Trabalho que a Missionária continua fazendo até os dias de hoje.

Em 2008, já debilitado, o saudoso Pastor Moysés de Castro vem a falecer. De seu casamento com o Pastor Moysés, Maria teve 6 filhos: Ulda, Eliel, Dalete, Eziél, Eliezer e Eneias, além de 8 netos e 3 bisnetos. Já dos 9 filhos que a missionária ajudou a criar, ela teve ainda outros 17 netos e 16 bisnetos. Uma família numerosa e feliz.  



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Valdir Marques

Notícias relacionadas