PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE FEVEREIRO DE 2024

Mindfulness: palestra traz técnica de controle de ansiedade e estresse


Palestra ministrada nesta terça (20) pela psicóloga Carla Venezian, na Escola do Legislativo, apresenta técnica para auxiliar na melhoria da estabilidade emocional



EM PIRACICABA (SP)  

Carla Renata Venezian é psicóloga clínica e do trabalho há 23 anos

Carla Renata Venezian é psicóloga clínica e do trabalho há 23 anos

Pedro Kawai, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba

Pedro Kawai, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba
Salvar imagem em alta resolução

Carla Renata Venezian é psicóloga clínica e do trabalho há 23 anos





A construção e o fortalecimento de estratégias voltadas ao controle da ansiedade e do estresse e à busca por uma vida mais plena foram abordados na palestra “Vivência em Mindfulness – práticas de atenção plena para aliviar o stress do dia a dia”, ministrada na tarde desta terça-feira (20) por Carla Renata Venezian, psicóloga clínica e do trabalho. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, no formato on-line, e marca o início das atividades deste ano. 

“Vamos abrir com chave de ouro o ano da Escola do Legislativo, que tem esse papel de participação popular, de construção de políticas públicas e da cidadania. Falar de comportamento, com certeza, auxilia nessa construção”, disse o vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola, na abertura do evento.

Mindfulness - De acordo com Carla Venezian, o termo inglês “mindfulness” deve ser entendido como “atenção plena”, e é uma prática baseada em técnicas de meditação budista que vêm sendo adaptadas a diversos contextos. 

“A atenção plena consiste em prestar atenção deliberada no momento presente, sem julgamento. Essa prática envolve estar consciente das sensações físicas, das emoções, dos pensamentos e do ambiente ao redor”, explica a psicóloga. 

Apesar de os objetivos da prática serem arrojados - como a estruturação de uma maior estabilidade emocional, a diminuição da ansiedade, do estresse, e o cultivo da compaixão -,  a atenção plena pode ser praticada com o auxílio de ferramentas simples, como a respiração e a auto-observação.

“A auto-observação é a base. Quando falamos do estresse e da ansiedade do dia a dia, não conseguimos viver sem eles, mas temos que aprender a administrá-los. E com essas técnicas nós conseguimos um pouquinho. Cada um dentro do seu limite, de forma a colocar isso no seu dia a dia de uma maneira que não seja sofrida e difícil de fazer”, explica Carla. 

Estereótipos - A prática da meditação - diferentemente dos estereótipos muitas vezes a ela associados, frisa a psicóloga -, não é essencialmente ligada a misticismos e nem deve ser confundida com práticas de relaxamento. 

De acordo com ela, o mindfulness, apesar de possuir raízes em antigas práticas meditativas budistas, teve suas técnicas popularizadas pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, em 1979, quando o pesquisador fundou a Clínica de Redução do Estresse no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, onde desenvolveu o programa de Redução do Estresse Baseado em Mindfulnesses, cujas técnicas atualmente são praticadas por milhões de pessoas e cientificamente estudadas, com resultados que apontam para significativos benefícios na melhoria do bem-estar e na saúde emocional de seus praticantes. 

O mindfulness, de acordo com Carla, pode fazer parte da rotina de qualquer um e consiste em práticas de atenção plena com foco na respiração, nas sensações corporais, nos pensamentos e nas emoções. 

Para a prática do mindfulness é indicada a adoção de uma postura corporal correta, que consiste em ficar sentado com os pés paralelos e as mãos preferencialmente apoiadas nos joelhos. Os olhos podem estar fechados. “A postura da atenção plena deve ser consciente, você deve estar relaxado mas não a ponto de ficar com sono. Deve ser confortável”, explica a especialista. 

Na primeira prática, deve-se focar a atenção para o ar entrando pelas narinas e saindo pela boca, observando a respiração sem, no entanto, buscar modificá-la. “A sua respiração é a sua âncora, e você pode praticar onde você estiver”.

Na segunda prática o foco é direcionado às sensações físicas corporais, “trazendo a consciência para as diferentes partes do corpo e as sensações que emanam delas”, cultivando uma maior conexão com a mente. 

Já na terceira prática, na atenção plena aos pensamentos, o objetivo é observá-los à medida em que eles surgem, como eventos mentais temporários, sem julgamentos. Busca-se, assim, “sair do automático”, ou seja, desenvolver a capacidade de observar os pensamentos com um certo distanciamento, sem apegos ou aversões a eles.

Há ainda a prática da atenção plena com foco nas emoções, que assim como na prática focada nos pensamentos, consiste em observar e reconhecer as emoções “sem ser por elas dominado”, sem necessariamente a elas reagir. 

Uma prática consistente, reforça a especialista, pode ser a chave para auxiliar muitas pessoas que buscam uma maior estabilidade emocional: “Não é que nós vamos viver em um ‘mundo cor de rosa’, maravilhoso. Mas, assim, como descobriram que a prática de atividades físicas e a boa alimentação são importantes, exercitar a nossa mente também é, faz parte da nossa saúde”, reforça Carla Renata Venezian. 

A palestra completa, que conta exercícios e explicações detalhadas sobre a prática do mindfulness, está disponível no canal do YouTube da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, que pode ser acessado aqui



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas