PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE JANEIRO DE 2022

Março Vermelho: Câmara poderá instituir o mês do câncer renal


Iniciativa do vereador Paulo Henrique tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os riscos da doença e, também sobre os cuidados com a saúde do rim.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Março Vermelho: Câmara poderá instituir o mês do câncer renal



Projeto de decreto legislativo, em tramitação na Câmara, proposto pelo vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (Republicanos) defende a criação em Piracicaba da campanha do Março Vermelho, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os riscos do câncer renal e também sobre os cuidados com a saúde do rim como um todo.

Protocolado nesta sexta-feira (21), o projeto segue para análise das comissões internas da Câmara, em pareceres antes de ir a plenário para votação na retomada das reuniões ordinárias a partir de fevereiro.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de seis mil novos casos de câncer renal são registrados todos os anos. Os rins são órgãos, geralmente em pares, com formato de “feijão”, responsáveis por inúmeras funções em nosso organismo, entre elas a depuração sanguínea de impurezas, eliminadas na urina, e com importante função do equilíbrio fisiológico da pressão arterial.

O câncer de rim representa cerca de 3% das neoplasias malignas em adultos, sendo mais frequente nos homens e na faixa etária de 50 a 70 anos. Pessoas com histórico de doença renal na família, hipertensos, pessoas com sobrepeso e fumantes, são considerados grupo de risco para o desenvolvimento de algum tipo de câncer nos rins. Sendo que o tabagismo aumenta de duas a três vezes o risco, uma vez que as toxinas do cigarro são absorvidas pelos pulmões e carregadas pela corrente sanguínea até os rins, sobrecarregando o sistema de filtragem.

Os sintomas do câncer renal podem incluir sangramento na urina (hematúria) e dor na parte lateral da barriga. Como se trata de um órgão localizado mais profundamente na barriga, os sintomas mais intensos e possibilidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada. Muitos casos só são descobertos já em metástase.

Como prevenir o câncer renal

Recomenda-se a manutenção de hábitos saudáveis de vida, como não fumar, adotar a prática de atividades físicas, controle de peso e a pressão arterial. Para pacientes que realizam hemodiálise ou que sofrem com síndromes genéticas, o acompanhamento médico regular é indispensável para a detecção precoce do câncer.

PROJETO - a propositura visa promover a realização de eventos tais como fóruns, palestras, debates, campanhas educativas e outros com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito do tema.

As ações, eventos ou atividades poderão ser desenvolvidas em conjunto com o Poder Executivo Municipal, bem como com empresas, instituições, universidades, entidades, órgãos, organizações, associações ou fundações, sejam governamentais ou não-governamentais, com ou sem fins lucrativos ou econômicos e poderão ser realizados dentro ou fora das dependências da Câmara Municipal.

"A Câmara poderá utilizar-se de todos os meios de comunicação disponíveis a fim de veicular mensagens relativas ao 'Mês de Prevenção do Câncer Renal – Março Vermelho', garantindo, assim, a participação da comunidade piracicabana", conclui o parlamentar na justificativa do projeto.

As despesas com a execução deste decreto legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Piracicaba, suplementadas oportunamente, se necessário.

 

 

 

 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Paulo Henrique

Notícias relacionadas