
06 DE NOVEMBRO DE 2012
A vereadora Márcia Pacheco (PSDB) usou a tribuna, durante reunião ordinária na noite desta segunda-feira (5), para pedir a instalação do Cejus (Centro Judiciário de (...)
A vereadora Márcia Pacheco (PSDB) usou a tribuna, durante reunião ordinária na noite desta segunda-feira (5), para pedir a instalação do Cejus (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) em Piracicaba. A necessidade foi expressa à parlamentar ao participar de encontro, na última semana, com as presenças do prefeito Barjas Negri (PSDB), do secretário municipal de Governo, José Antonio de Godoy, e de quatro juízes com atuação na cidade.
Márcia destacou que o Cejus é como um Poupatempo do Poder Judiciário, através do qual são resolvidos conflitos ––por exemplo, de naturezas cível, familiar e previdenciária–– que possam ser mediados por conciliares, não sendo necessária a presença de advogados. Segundo a vereadora, 40 cidades do Interior de São Paulo já contam com o centro.
A parlamentar enfatizou que a iniciativa "tira a carga de processos que estão no Fórum e tramitam há anos e anos". "Eles são resolvidos com muito menos tempo e custo com os litigantes, com a ajuda de um conciliador e mediador", explicou, ao apontar que tal instrumento visa à solução pacifica de conflitos, sem necessidade de recorrer ao Judiciário para a resolução deles. "Basta que um e outro cedam, para que seja bom para ambas as partes", salientou.
Márcia lembrou que toda Comarca com mais de duas Varas são obrigadas a ter um Cejus. Ela ressaltou que o intuito do centro é trocar a sentença pelo pacto. "Entrar na Justiça e aguardar uma sentença não tem sido a melhor solução. Há casos desnecessários de serem submetidos ao Judiciário", observou, ao destacar que o sistema possibilita a despersonalização do conflito e não tem os custos de processos que tramitam na Justiça comum. O objetivo, segundo Márcia, é "difundir uma cultura de pacificação, sem os custos de advogados e sem a tramitação de longo tempo que ocorre no Judiciário, devido à demanda de processos e os poucos juízes para julgá-los".
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Luciano Beccari / MTB 47.054