PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2021

Live discute direitos das trabalhadoras domésticas


Programação integra a Semana da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico da Câmara Municipal de Piracicaba, promovida pela vereadora Rai de Almeida



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Três nomes ligados à causa participam da programação



O emprego doméstico foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia do coronavírus, com 473 mil postos de trabalhos encerrados. Esta e outras questões serão discutidas pela vereadora Rai de Almeida (PT) nesta terça-feira (27), na live "Direitos e Lutas das Trabalhadoras Domésticas", às 14h, via redes sociais e TV Câmara. A parlamentar receberá três nomes ligados à causa, que abordarão os contextos local, estadual e nacional. A programação integra a Semana da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico da Câmara Municipal de Piracicaba.

Os convidados de Rai de Almeida são Eliete Ferreira da Silva, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Piracicaba; Francisco Xavier de Santana, diretor do Sindomestico Bahia e da Fenatrad/CNTD; e Zenilda Ruiz da Silva Silveira, coordenadora jurídica, apoiadora e defensora dos direitos trabalhistas.

Em outubro de 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que os trabalhadores domésticos estão entre as categorias que mais sofreram com a perda de postos no mercado na pandemia do novo coronavírus. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o Brasil chegou a 4,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas, no trimestre encerrado em agosto, queda 9,4% (473 mil postos a menos).

SEMANA – O debate integra a Semana da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico da Câmara Municipal de Piracicaba, instituída em 2013 por meio do decreto legislativo 7/2013. Sua realização neste ano foi solicitada pela vereadora Rai de Almeida no requerimento 1/2021, aprovado na reunião ordinária de 2 de fevereiro. Inicialmente, a parlamentar pretendia promover a programação no Salão Nobre Helly de Campos Melges, porém, o atendimento presencial na Câmara está restrito, por força do ato da presidência 9/2021, uma adequação às regras de isolamento social da fase de transição do Plano SP.

A live será transmitida pela TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Mulher Rai de Almeida

Notícias relacionadas