26 de setembro de 2025

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da FOP- Unicamp recebe moção de aplausos

Honraria, proposta e entregue pela vereadora Silvia Morales (PV) nesta quinta (25), destaca o alcance social e assistencial da LISC junto à comunidade de Piracicaba

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LISC) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP - Unicamp) recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba.

A honraria foi proposta e entregue pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e destaca os trabalhos sociais e assistenciais da entidade, como atendimentos odontológicos, orientações sobre higiene bucal e saúde de forma geral, encaminhamentos para outros profissionais de saúde, arrecadação de alimentos, entre outros.

“Sob a presidência do acadêmico Vitor Rafael Gomes e orientação do Prof. Dr. Marcelo de Castro Meneghin, a LISC é composta por graduandos, pós-graduandos e professores, formando uma estrutura organizacional participativa e horizontal. A Liga se fundamenta no princípio de que a universidade pública deve exercer seu papel social, desenvolvendo profissionais que compreendam os determinantes sociais da saúde e atuem de forma crítica, ética e cidadã”, traz trecho da moção 171/2025, lido durante a cerimônia de entrega do quadro alusivo à honraria.

O documento aponta que as ações da Liga são “planejadas para conectar o conhecimento técnico-científico com as demandas reais das comunidades, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social” e que, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, atendimentos clínicos e pesquisa aplicada, temas como violência doméstica, saúde da população LGBTQIAPN+, práticas integrativas, saúde da população em situação de rua, entre outros, são abordados junto à comunidade.

“A experiência da LISC demonstra o potencial das ligas acadêmicas como espaços de formação crítica, produção de conhecimento e construção de vínculos com a comunidade, reafirmando a importância de iniciativas que articulem ensino, pesquisa e extensão, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e à defesa de uma Odontologia para todos”, reforça o texto da moção.

São destacadas na moção atividades desenvolvidas pela Liga na Comunidade Renascer, o atendimento odontológico de crianças em vulnerabilidade social realizado em parceria com a ONG Gaia +, a doação de kits de higiene bucal à Casa do Bom Menino, além de palestras e rodas de conversa com a própria comunidade acadêmica e público externo.

“É muito bom estar aqui, entregando essa singela homenagem em reconhecimento ao trabalho de vocês. Nós, aqui na Câmara, além de fazermos projetos de lei e fiscalizar o Executivo, temos também essa prerrogativa de homenagear pessoas e instituições que têm feito algo em prol do nosso município. Quando eu conheci o currículo de vocês, o trabalho social que vocês desenvolvem junto à sociedade piracicabana, que vai além do trabalho clínico, com palestras, distribuição de kits e tantas outras ações, esse trabalho social precisa ser reconhecido. Parabéns a todos vocês por esse trabalho coletivo”, disse Silvia Morales após entregar o quadro alusivo à moção de aplausos.

“Agradeço à vereadora Silvia e deixo meu cumprimento e agradecimento a toda esta Casa pelo reconhecimento. Este incentivo é bastante importante para a odontologia de Piracicaba, que desenvolve trabalhos em diversas áreas. A Liga é uma atividade que busca, na área de extensão, realmente aproximar e superar desafios sociais, principalmente junto às populações em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, gostaria de ressaltar a participação dos alunos de graduação que tiveram esse empenho, em nome do Vitor, e este reconhecimento é para eles, e também ressaltar a participação dos alunos da pós-graduação, que também tiveram e têm um envolvimento muito forte. Sem dúvida nenhuma, essa moção de aplausos incentiva que continuemos firmes e fortes nessa questão, pois todo trabalho é conjunto, coletivo e solidário”, falou o professor orientador do projeto, Marcelo de Castro Meneghin.

O trabalho desenvolvido pela Liga e a importância do reconhecimento da Câmara, devido a este impacto social positivo, foi também exaltado no discurso do Professor Doutor Leonardo Perez Faverani, vice-coordenador de extensão da FOP, que na ocasião representou a direção da faculdade: “esse trabalho extrapola os muros da FOP, levando para a sociedade aquilo que é mais importante, que é o apreço e a empatia. E a atuação do Vitor é muito representativa disso”.

“Agradeço à Câmara por essa homenagem. Essa não é só uma moção de aplausos, é um incentivo e um reconhecimento da importância que essas ações coletivas têm, que consideram as populações vulneráveis e que ultrapassam os consultórios odontológicos. E os alunos da própria universidade, que, além de ser uma universidade pública, ela tem esse dever de trazer resultados para a sociedade, e existem diversas populações que merecem diversos tipos de atendimentos. Agradeço a todos da Liga, alunos da graduação, da pós-graduação e professores. Construímos esse trabalho juntos e permaneceremos juntos, lutando por essas populações, pelo acesso dentro do SUS. E que isso, cada vez mais, nos traga força e ânimo para continuarmos nessa caminhada, e que isso seja também levado para tantas pessoas que são invisibilizadas dentro dos cuidados da saúde”, concluiu o presidente da LISC, Vitor Rafael Gomes.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS