PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2022
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE AGOSTO DE 2022

Liderança e Espiritualidade são temas de roda de conversa


Evento foi promovido pela Escola do Legislativo nesta quarta-feira (24)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Silvia Morales abriu a palestra

Vereadora Silvia Morales abriu a palestra
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Conversa propôs uma abordagem dos princípios espirituais

Conversa propôs uma abordagem dos princípios espirituais
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Mariane Couto Estácio Orsi e Gopi Patel

Mariane Couto Estácio Orsi e Gopi Patel
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no prédio anexo da Casa





A Escola do Legislativo da Câmara Municipal promoveu, nesta quarta-feira (24), uma roda de conversa sobre o tema "Liderança e Espiritualidade". A atividade foi ministrada por Gopi Patel, que é educadora espiritual, praticante sênior de Raja Yoga e atualmente desenvolve um trabalho voltado à liderança interna de jovens e mulheres.

O encontro aconteceu de maneira presencial no prédio anexo da Casa e foi ministrado em inglês, com tradução simultânea para o português de Mariane Couto Estácio Orsi. A diretora da Escola, vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo ‘A Cidade É Sua’ foi quem abriu os trabalhos.

A roda de conversa propôs uma abordagem dos princípios espirituais para contextualizar a compreensão do conflito nos relacionamentos como interesse chave no campo da reconciliação e harmonia humana.

Gopi Patel nasceu no Quênia, na África Oriental, mas se educou no Reino Unido e na Índia. Ela contou que a sua primeira experiência com a meditação foi aos oito anos de idade, o que trouxe uma mudança de paradigmas pessoais. "E o que isso faz para uma criança? Abre-se um novo mundo internamente, e aí você desenvolve um sentimento diferente de você mesmo internamente. Claro que existe um mundo onde vivo, com as minhas experiências identitárias, mas a minha experiência na meditação trouxe a sensação de algo mais profundo", disse.

De acordo com a palestrante, nos últimos 10 anos, as pessoas passaram a perceber que viver apenas no campo das emoções não é o suficiente, é preciso ir para a raiz dos sentimentos. "As nossas são tudo aquilo que expressamos através do corpo, a emoção é a expressão a alguma coisa. Sentimentos são mais profundos que emoções", pontuou.

A educadora espiritual também mencionou que, recentemente, a neurociência descobriu que o silêncio ajuda a curar enfermidades. "O hipocampo, parte do cérebro responsável pela regeneração da memória e a percepção sensorial, tiveram as células regeneradas com o exercício do silêncio. Esse processo pode ser compreendido como de desintoxicação", informou.

Para ela, é importante que haja um exercício do "sentir", principalmente nos primeiros minutos ao despertar. " A ciência nos fala que os 10 primeiros minutos do dia e tudo aquilo que você pensar e sentir vai criar o seu humor para o dia todo. Se você estiver de bom humor, mesmo com um tempo chuvoso, não haverá problemas, mas, se estiver de mau humor, pode estar fazendo um dia lindo, nada irá para frente. Isso é o quão profundamente o nosso humor nos controla", pontuou.

É preciso, segundo Gopi Patel, pensar no humor como uma armadura de vibração. "Não devemos acordar e imediatamente plugar nosso intelecto a milhares de redes sociais. Fique longe, pelos menos nos 10 primeiros minutos do seu dia. Use esse tempo para mentalizar aquilo que você será de bom naquele dia", disse.

De maneira prática, a palestrante ensinou aos presentes uma meditação. A palestra foi acompanhada por alunos previamente inscritos pelo site da Câmara. Para ver a íntegra, basta clicar no vídeo que acompanha a matéria. 

 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas