
18 DE NOVEMBRO DE 2014
Evento conhecido mundialmente tem como o município um dos pioneiros no Brasil
Com o objetivo de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos, o “Dia do Desafio” é promovido mundialmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Este ano o evento ocorreu no dia 28 e pela 20ª edição consecutiva Piracicaba participou do acontecimento.
Reconhecendo a participação do município, adesão de órgãos públicos municipais e estaduais, clubes, associações, escolas, faculdades, empresas, instituições e a participação direta da população, o vereador Pedro Kawai (PSDB) teve a moção de aplausos 228/2014 aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (17).
Conhecido mundialmente como Challenge Day, o Dia do Desafio é o maior evento mundial de participação ativa da população. Neste ano mobilizou 23 países do Continente Americano e 3.165 cidades, em um total de 47.316.678 pessoas. Só no Brasil foram 2.001 cidades inscritas de 24 Estados, e um total de 33.774.334 participantes. Em Piracicaba, nesse dia, foram contabilizadas 178.623 pessoas fazendo algum tipo de atividade física, o que representou 48,95% da população piracicabana.
O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All), FEPADET (Federación Panamericana de Deporte para Todos), Unesco, ISCA (International Sport And Culture Association) e que no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com as prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais.
Criado no Canadá em 1983, com a iniciativa do prefeito da cidade que convocou os moradores a saírem de casas em determinado dia e horário durante rigoroso inverno para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia inicial de fazer com que a população economizasse energia elétrica durante esse tempo, transformou-se em movimento mundialmente conhecido em prol da atividade física.
O evento convida as pessoas para terem uma rotina mais ativa, por meio de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Cada município organiza atividades físicas ou esportivas, desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras, e convida o maior número de pessoas possível para participar. No final do dia, ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes.
No Brasil, o evento começou a ser difundido em 1995, pelo Sesc/SP. Piracicaba, desde sua primeira edição no país, quando apenas cerca de 30 cidades participaram, compete ininterruptamente, sendo uma das primeiras pioneiras do movimento no país.