14 DE MAIO DE 2024
Trajetória do time de futebol do bairro da Paulista que faz no nome alusão a catacumbas de combatentes de 1932 receberá moção de aplausos da Câmara Municipal
Vereador Gilmar Rotta (PDT) é autor da homenagem
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na 28ª Reunião Ordinária de 2024, nesta segunda-feira (13), a moção 69/24, de autoria de Gilmar Rotta (PDT), de aplausos ao Time Katatumba Esporte pelos seus 45 anos de existência. A data de entrega da honraria ainda será divulgada.
"O Katatumba Esporte foi criado por um grupo de futebolistas residentes no bairro Paulista que disputavam o campeonato amador pelas equipes do Maf, Jaraguá e Paulista. Na ausência do campeonato, os esportistas resolveram fundar uma equipe para jogar aos sábados sendo o primeiro jogo realizado no antigo campo do Jaraguá, contra a equipe do Móveis Cury, em 4 de agosto de 1979", traz o texto da propositura aprovada em plenário.
O nome Katatumba, segundo o texto, "foi sugerido por um dos fundadores, Antonio Carlos Novello, o Cadão, pois neste período, estava no auge a discussão sobre a remoção dos destroços das catacumbas dos combatentes de 1932 da Praça José Bonifácio para a Praça da Saudade", e foi também aceito pelos outros esportistas que participaram da fundação: Wanderlei Seregato, Valdemir Seregato (Mime), José Ismael (Zelão) e Tim Maia, ainda vivos, e Walter Aparecido Vieira (Biga), Pedro Machado, Paulo Machado e Nelson Seregato, já falecidos.
"No início, jogaram com uniformes cedido por Brito Leite, do Jaraguá, tendo sido o primeiro uniforme nas cores oficiais da equipe, branco, vermelho e preto em agosto 1981", traz a moção que, na sequência, destaca que, com o crescimento dos simpatizantes e os resultados alcançado em campo, o time decidiu entrar na Liga Piracicabana de Futebol.
"Houve, no entanto, algumas dificuldades devido o nome e o símbolo do clube, a caveira, não serem comum no meio esportivo idealizado por Américo (Batata). Já o hino foi criado pelo compositor Mario (Mistério)", segue o texto.
A propositura relata que o time foi campeão da 2º Divisão do Campeonato Amador, em 1985, e, assim, ascendeu à 1º Divisão, sendo vice-campeão em 1985, 86, 87 e 88; e campeão também neste mesmo ano de 1988.
"Foi também campeão de nossa cidade nos anos de 1989, 1990, 1991, 1995 e 1997, depois ficou sem atividade por 16 anos. O exjogador do Katatumba, Eduardo Zambretti, em convesa informal entre amigos, resolveram marcar um jogo festivo para homenagear os campeões do Amador do Estado de 1988. Que aconteceu no dia 13/05/2016, no campo do Jaraguá com máster do XV de Piracicaba. Neste encontro a torcida cobrou uma nova diretoria. O Katatumba não disputava nenhum campeonato há anos e retornou as atividades em 2016 com força total, sendo bicampeão do campeonato veterano 35 anos - 2016 / 2017 e vice-campeão veterano 40 anos - 2016/2017 e campeão veterano 45 anos – 2016. Atualmente, está com uma nova diretoria, e pretendem inovar e levantar novamente o time", finaliza o texto.
A honraria será entregue em nome do seu Presidente, Mauricio Ribeiro de Oliveira, e é extensiva aos jogadores, diretores, comissão técnica e torcedores.